segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Magia


"Traz a saúde a este corpo,
Sana a mente e a alma ao cantar.
Faça com que sinta-me  nova,
Cheia de força e de bem-estar."


Mas será que há bruxas de verdade ainda em peno século 21?
A resposta é positiva. A maioria das bruxas modernas é do bem. É claro que sempre existirão as “trevosas”, só que uma bruxa de verdade tem bom coração, caráter e ética para trabalhar e fazer suas magias.

As bruxas têm origem nas antigas sacerdotisas que entendiam a Natureza, seus ciclos, sua força e mensagem. Praticavam seus ensinamentos em rituais que muitos chamam de bruxaria.

Ir à origem da bruxaria é o mesmo que retornar ao início da humanidade, quando os seres humanos começaram a despertar a sua percepção para os mistérios da vida e da Natureza.

As mais antigas obras de arte que representam figuras humanas são de mulheres mães.
Datando de 35 mil a 10 mil anos antes da era cristã, e descobertas por toda a Europa e na África, essas estatuetas de "Vênus", chamadas assim pelos arqueólogos, mostram a plenitude de formas da maternidade e a maturidade da natureza feminina.

Desde os tempos neolíticos, a prática da bruxaria sempre girou em torno de rituais simbólicos que estimulam a imaginação e alteram a consciência.
A primeira demonstração de arte devocional foram as Madonas Negras, encontradas em cavernas do período Neolítico.
As deusas da fertilidade foram os primeiros objetos de adoração dos povos primitivos.

As sacerdotisas druidas da Grã-Bretanha estavam divididas em três classes.
A classe mais alta vivia em regime de celibato em conventos. Essas irmandades alimentavam as fogueiras sagradas da Deusa e foram assimiladas na era cristã como monjas.
As outras duas classes podiam casar e viver nos templos ou com os maridos e famílias. Eram servas acolhidas nos ritos sagrados da Deusa.
Com o advento do cristianismo, foram chamadas "bruxas".
*
É preciso lembrar que antes de mais nada nós precisamos respeitar a energia da Natureza.
Faça uso dessa oração de poder  somente para grandes pedidos e obras, sempre com dignidade, coração puro e sem egoísmo ou quaquer sentimento negativo.


“Algo muito maior me rege. 
Algo muito maior me abre os caminhos. 
Este algo é Alguém, 
este Alguém é minha Mãe. 
Sou filha da deusa e não há neste mundo 
 quem possa contra mim. 
Sou indomada por ser filha da Grande Mãe. 
Ela comanda meus passos e me protege de tudo  
Sou livre, pois minha deusa assim me fez, 
de braços abertos pra liberdade. 
Sou forte, pois tenho a deusa comigo 
a todo instante, a todo o momento.
Sou poderosa, pois tenho a sabedoria das ancestrais, 
o conhecimento da arte e o dom da magia. 
A ti, Grande Mãe, venero e honro. 
A ti rogo, peço e suplico. 
A ti cultuo, saúdo e elevo. 
A ti conto meus segredos, 
choro minhas lágrimas e rio meus risos. 
Sou filha da deusa, sou filha de Gaia,  e assim, 
quem poderá contra mim?

Assim seja, assim se faça.”


***



Quem não tem medo das bruxas? 
Ao que parece, séculos depois da Inquisição, continuamos a gritar "brucia", do verbo "bruciare", do italiano, "queimar". 
Não é à toa que tantas mulheres tenham sido queimadas vivas e torturadas porque... bem, os papas eram melindrosos, temerosos de perder o status, o poder, os fiéis. 
Elas deviam fazer alguma coisa para provocar tamanha ameaça. 
De onde vieram tantas datas "santas"? De antigos rituais pagãos, como o de hoje, em que se celebrava o fim do outono e das colheitas para dar início ao inverno, período de recolhimento, e de orações aos ancestrais. 
Então temos o dia de finados e logo depois o Natal, que é sabido, foi uma data inventada pela Igreja por ser muito próxima do equinócio de 22 de dezembro.

Bem, voltemos às pobres mulheres mal faladas. 
Vamos ser sinceras: você sabe seduzir seu marido, ou seu amante quando quer, não sabe? 
Usar perfumes, maquiagem, lingerie. 
Sabe cozinhar algum prato encantatório, usando ervas e temperos. 
Sabe dançar. Sabe rir. 
Sabe sorrir quando precisaria é dizer um belo palavrão, então faz isso depois, escondida. 
Sabe rezar aos seus deuses e santos. 
Sabe embalar um bebê que chora. 
Sabe fazer aquela faxina pesada que todas sabemos como é. 
Sabe botar pra fora de casa um canalha imprestável. Nem que tenha que passar por uns apertos por uns tempos. 
Sabe se cuidar, na alegria e na tristeza. 
Sabe fazer silêncio quando o momento pede. 
Sabe honrar com seus compromissos. 
E sabe ouvir mentiras e mais mentiras todo santo dia, mas finge ser sonsa. A gente finge que é boba quase o tempo todo. 

A quem precisamos convencer de alguma coisa, afinal? 
Uma bruxa é uma mulher bem resolvida. 
Gostem ou não dela, ela segue seu rumo, pois está sempre muito ocupada com seus próprios negócios.
 É uma mulher livre, que deixa todo mundo livre também. 
E uma mulher dessa natureza, que não aceita ordens de ninguém, é um perigo não é mesmo? 
Pois é, ao que parece, continuam apedrejando, mutilando, amordaçando, estuprando, calando e impedindo que elas estudem, falem, trabalhem, escolham quando e com quem querem se casar. E se desejam ter filhos. Que perigosas essas mulheres! 
Que poder é esse que causam nos homens, no planeta inteiro?

 Deus abençoe todas as mulheres. 
As que se calam e as que deliberadamente perderam o medo de viver.

*            *            *

domingo, 30 de outubro de 2016

Aniversário

Um ano


Um ano. Um ano se passou desde que me mudei - de residênca, de cidade . Muita coisa mudou também  Umas ficaram melhores, outras nem tanto.  Mas posso continuar... aliás, é só o que me resta fazer.
Problemas vêm e vão e vêm.  O tempo todo.
Chatice é assim mesmo - vai e volta.

Não tenho problema de adaptação a lugar nenhum. "Em Roma, com os romanos".  De um certo modo, isso ajuda a viver.

Ainda que tenha alguma coisa a ser contada, novo lugar,  novas convivências, ainda assim não sinto vontade de registrar nada mais a meu respeito. Chega. Já escrevi demais, falei demais, confiei nas pessoas, no mundo, na vida.
Agora os verbos ficam mesmo no pretérito. Preferencialmente pretérito perfeito.
Foi, foram.

*               *               *


segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Seremos todos trouxas? - Lia Luft

Seremos todos trouxas?
Lya Luft

Todos podem, devem, clamar: “Assim não dá mais. Assim não quero mais”


Tenho escolhido muito cuidadosamente minhas palavras nas tantas dezenas, já centenas, de artigos aqui publicados, para não ser diretamente ofensiva e jamais incorrer em alguma injustiça que poderia ter sido prevenida, pois pobre de quem quiser ser juiz do outro. 
Mas aos poucos as palavras começam a fugir dos arreios que a prudência lhes tem imposto, e reclamam, e se agitam, e se queixam, exigindo que as deixe brotar naturalmente. 
Por isso tenho me perguntado, e a algumas pessoas mais chegadas, diante dos absurdos que acontecem: somos mesmo um país de trouxas, para nos tratarem assim? 
Que falta de noção, de ridículo, que falta de respeito, tanta empulhação feita e dita com cara séria e até frases de retórica, como se fôssemos uma manada de imbecis. 
Por exemplo, a cantilena cansativa e já patética de que as confusões e desgraceiras no país ocorrem “porque a oposição não aceita ter perdido as eleições” lá nos idos de 2014!

Ou dar a entender que um ex-mandatário brasileiro, embora vivendo com luxo, nada possui de seu, é um pobre, mora, vive, diverte-se “de favor”. Amigos cuidam dele e de sua família, até pagando fortunas para armazenar contêineres com ditos presentes que teria recebido em seus importantíssimos mandatos. 
Momentinho! Nenhuma pessoa em cargo público pode aceitar presentes no valor de mais de 100 reais, e se aceitar terá de deixar TUDO, ao sair, em lugares públicos, como benefício para o público, pois a ele não pertencem, e sim ao cargo ocupado.

Mandantes do mais alto posto desprezam a Justiça, censuram ações legais como se neste país tão esfacelado a Justiça não fosse mais importante do que o mais importante cargo. 
Nada contra pessoas, partidos, seitas, seja o que for. 
Sou, sim, contrária à injustiça, à exploração que submete, à hipocrisia que mente e destrói, ao cinismo que abusa da credulidade dos bons e esforçados. 
Sou totalmente contrária à mentira com que se enfraquece a força de vontade e se desvia a capacidade de protesto dos bons e inocentes que acreditam quando deveriam há muito desconfiar, e que ainda lutam quando deveriam voltar-se para outro lado.

Sem rancor, sem maus desejos, apenas expresso meu estarrecimento diante do que vem sucedendo nas altas cúpulas, agora de novo tentando incendiar as classes mais simples, como se o país já não tivesse desabado num poço, enfiando o pé naquele malfadado alçapão que para mal de nossos pecados ainda se abriu no fundo.

Não quero o mal de ninguém, mas quero o bem deste meu pobre país, objeto de tanta exploração e destruição, por corruptos, gananciosos, dementes, inqualificáveis ou desqualificados seres humanos em posições de poder. 
É preciso fazer uma rearrumação em todos os cantos e recantos, em todos os níveis sociais, intelectuais, morais, não importa: quero homenagear a Justiça, que agora bafeja o coração dos que ainda por aqui pensam – que continue, e floresça, e progrida, e quem sabe faça uma limpeza geral e essencial, para que, das ruínas em que moral e economicamente já vagamos, possamos juntar cacos e construir um país respeitado e decente.

Não é possível que nós, o povo brasileiro – que, repito, não é constituído só dos operários, sindicalistas, despossuídos, explorados, mas de cada um dos que, como eu, trabalham para pagar suas contas e seus impostos, labutam, se desgastam, correm, criam sua família, cuidam de seus amigos, e à noite perdem o sono pensando no que será de nós -, aceitemos o que está ocorrendo.

Todos, velhos, doentes, mulheres grávidas, garis, professores, enfermeiras, bancários, empregados do comércio ou indústria, agricultores, estudantes, não somos trouxas: cada um de nós é uma peça do povo brasileiro, e todos (a não ser os idiotizados pela neurose de uma crendice ou ideologia cega) veem, sentem, sofrem o que nos acontece – e podem, devem, clamar e reclamar: “Assim não dá mais. Assim não quero mais”.

É hora, urgente, de refazer, limpar, desinfetar, arejar, para podermos começar a pensar em arrumar de novo esta casa, esta pátria, este Brasil.


*            *            *

Texto na Reivsta 'Veja' , edição 2469, de 16/03/2016.

domingo, 16 de outubro de 2016

SUPER LUA RARA EM ÁRIES


Lua em 16 de outubro 2016
por Fátima dos Anjos em 'Portal Arco Íris'

Este mês, uma rara super Lua Cheia se elevará nos céus, na noite de domingo, 16 de outubro, inaugurando uma mudança cósmica energética que acabará afetando a todos no planeta. 
Vocês podem utilizar essa mudança de vibração em seu benefício e produzir alguma alteração positiva em sua vida. 
Mas, primeiramente, eis o que uma super Lua significa em termos científicos.
A super Lua ocorre quando sua órbita a traz para um ponto que é o mais próximo da Terra, e isso também coincide com uma Lua Nova ou uma Lua Cheia. Devido ao fato de que essa super Lua de outubro acontece de ser uma Lua Cheia, que ocorre quando atinge a sua maior aproximação da Terra durante todo o mês, vai aparecer super dimensionada e muito maior do que o seu tamanho habitual. 

De acordo com a NASA, quando a Lua está tão perto de nós, “sua proximidade iminente faz com que a Lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante no céu do que em um apogeu   da Luz Cheia”. (ocorre o apogeu quando a Lua está mais distante da Terra em sua órbita).
Em termos astrológicos, a super Lua de outubro ocorrerá quando a Lua está em Áries. Isso produz uma espécie de energia muito ativa, empolgante e extrovertida. 
Como tal, todas as vibrações ígneas e aventureiras associadas a Áries serão trazidas para a linha de frente e isso cria uma explosão de energia animada. 
Se vocês aproveitarem a super Lua e acolhê-la sob uma luz positiva, então, boas mudanças surgirão em seu caminho.

Áries é conhecido por muitas qualidades e características fortes, ao entrar em conexão com elas e aproveitar o seu poder, vocês podem tirar o máximo da mudança da super Lua. 
Abaixo está uma visão geral de todas as coisas básicas e melhores que essa Lua Cheia em Áries tem para oferecer:
É o momento para curar-se – se as suas feridas são físicas, mentais, conscientes ou inconscientes, agora é o momento de concentrar-se em curá-las. 
Quando vocês se concentram e fazem tudo o que podem para ficar melhores e mais fortes, vocês conseguem libertar-se de toda dor e sofrimento que os estejam exaurindo.

É uma oportunidade para seguir em frente e para cima em nossas vidas. 
Muitos de nós vão se deparar com novas e emocionantes oportunidades, que não eram mesmo possível, e muito menos estavam à nossa disposição, antes da mudança. 
Agora que Mercúrio saiu do movimento retrógrado por pouco menos de um mês, tudo deve voltar ao seu lugar normal, por enquanto. 
Se houver algo que ainda esteja fora de sintonia, corrijam-no o mais rápido possível de modo que possam continuar avançando sem que nada os impeça.

É o momento perfeito para agir. 
Com a Lua em Áries, as características físicas e agressivas do signo serão extremamente valiosas para se fazer as coisas. 
Precisam seguir com um projeto ou finalizar algo que vocês estejam adiando ou procrastinando para nunca, aparentemente? Mexam-se e realizem-no, vocês terão a energia e a motivação para fazer tudo agora!

Libertem-se das pessoas tóxicas em sua vida. 
Os relacionamentos que os estão fazendo sofrer ou retendo-os precisam ser reavaliados. 
Se vocês acharem que alguém não é digno do tempo, esforço e estresse, cortem os cordões e se distanciem deles. 
Parem de permitir que as pessoas os espezinhem, e em vez de seguir maus exemplos, sejam líderes e estabeleçam os bons!

Estejam conscientes e atentos ao seu ego. 
Não deixem que a sensação de importância própria ou merecimento levem vantagem sobre vocês. Áries pode ser muito arrogante e é crucial que vocês não sejam capturados pelo ego. Em vez disso, permaneçam ancorados e tudo fluirá suavemente.

De modo geral, a mudança na energia que acompanha a super Lua de outubro será predominantemente positiva. 
Se relaxarem e seguirem com o fluxo, vocês podem se conectar melhor com essa energia e ela o levará a que grandes coisas aconteçam em sua vida, portanto, preparem-se para dar-lhe boas-vindas!


*            *            *

sábado, 1 de outubro de 2016

Cotidiano FERNANDA GENTIL

Recebido da amiga Tel Mont
"Um minuto pra esse dia acabar.... ufa! 
Hoje acordei cedo, li umas coisas sobre mim e por um segundo achei que o mundo tinha acabado. 
Aí olhei pro céu e vi que as nuvens ainda estavam lá. Olhei pra varanda e a piscina do meu prédio ainda estava lá. Entrei nos quartos dos meninos; tudo intacto. Conferi meu pulso: pulsando. 
Ótimo; há mundo. 
Mas há também um cheiro forte aqui nesse quarto... olhei pro chão, vômito da Nala. Putz ela comeu algo que não devia! Liga pro veterinário, pede remédio, sai pra comprar. 
Pensei em pensar sobre o que tinha lido mas minha mãe ligou. Filha, já leu? Já. O mundo continua aí? Sim, e aí? Também. Ótimo. Vamos almoçar? Vamos. 
Limpei mais um vomitozinho básico, entrei no carro; na reserva. Para no posto. Frentista simpático faz um elogio se referindo a algo que li lá cedo pela manhã. Mensagens lindas no meu celular. Pedi notícias das crianças que infelizmente estavam longe de mim. Ok, os dois estão bem. Ótimo. 
Telefone tocou, jornalista querendo entrevista sobre o livro. Ótimo. 
Parei no banco, saquei dinheiro da assistente do lar. Passei no shopping, peguei umas calças que estavam no conserto. Na ida e na volta pessoas abrem sorrisos e me abraçam se referindo também a algo que li agora já há algum tempo. Abri a internet para conferir um endereço, li um comentário chato. Uma imaturidade esperada. Um apoio surpreendente. Ótimo. 
Meu pai ligou: Amor de Pai, vi aqui. Como você tá? Tudo bem Papi, e você? To amando você. Eu também te amo. Ótimo. 
Felipe liga. Como você tá? Bem e com saudade. E você? Saudade também, chapa. (Chapa é ótimo). Mensagens lindas no meu celular. Chegamos para o almoço, eu e Mamy. Algumas frases sobre o que lemos por aí, e muitas outras sobre o que precisamos ler mais; o remédio novo para pacientes com HIV, a nova fase da Lava Jato, o acidente de trem nos EUA. A emocionante carta da família do Domingos. Falamos também do vestido que precisamos para um casamento próximo, das escolas das crianças. Próxima campanha da Caslu, financiamento do apartamento, exame de sangue e onde vai ser o Natal esse ano. Ótimo. 
Durante todo o almoço, mensagens lindas no meu celular. 
Voltei pra casa e esperei a hora de ir pro trabalho deitada com a Nala, que ainda estava meio enjoadinha. 
Fui pro trabalho e tive algumas conversas. Ótimas. Ótimas. Ótimas. 
No trabalho fiquei por algumas boas horas, e ali, na minha terapia, no lugar onde eu faço o que sei de melhor, me desliguei. Sim, porque precisava me concentrar. Afinal, tem Esporte Espetacular no domingo. E tem domingo porque tem mundo. 
Só desconcentrei do trabalho ainda agora, já aqui em casa, deitada. Olhei pra cima e esbarrei de novo no céu. Adivinha? Tá lá. A piscina? Idem. Os quartos? Também. Eu? Aqui. O mundo? Não acabou... e aliás vai continuar existindo, independentemente da roupa que vestirmos, da cor do nosso cabelo ou da nossa pele. Mas dependendo do que fizermos, ele pode não só simplesmente existir, e sim ser um lugar melhor para os nossos filhos. 
Agora deixa eu ir porque o inglês do Lucas vence amanhã e ainda não paguei, tem roupa do Gabriel pra lavar e a Nala continua passando mal - e essas coisas sim, são capazes acabar com o meu mundo. De resto, boa noite."

Fernanda Gentil
**

É isso. O mundo continua girando, as pessoas boas continuam pessoas boas. As más estão se rasgando e continuarão se rasgando, sem possibilidde de remendos. 
A vida continua exigindo nossa consciência e presença para o que interessa ao coletivo. E o nosso particular continua sendo PARTICULAR.
Sueli