sábado, 11 de março de 2017

Conclusão alentadora...

 Resultado de imagem para arrumando a casa
Ora, Graças!

Sempre observei, admiti e comentei minha lentidão para as coisas práticas, para  a vida social e política.

Nestes tempos que temos vivido aqui, "nunca antes neste país" vimos tanta desordem, descalabros, mentiras, fraudes  "eteceras".

Finalmente, para meu sossego, entendi:  tudo farinha do mesmo saco, produzida com trigo e joio, tudo junto e misturado.

Assim, não há mais por que me preocupar com a minha demora em compreender o ambiente.

Vida que segue.

Muita coisa para fazer em casa. Na MINHA casa. Cada um que cuide de si. Não sou 'bela' nem 'recatada', mas atualmente sou 'do lar'.

Então, vamos lá: ♪♫ Lerê, Lerê... Lerêrê, Lerelê ...♪♫

*            *            *

quarta-feira, 8 de março de 2017

"MENINA DESTEMIDA" -



NOVA YORK — A célebre estátua de um touro feito de bronze, símbolo do otimismo financeiro no Bowling Green Park, perto de Wall Street, em Nova York, ganhou uma companhia para o Dia Internacional da Mulher. A estátua de uma menina em idade escolar intitulada "Fearless Girl", que significa "Menina Destemida", tem pose desafiadora, com mãos na cintura, e chama atenção para a desigualdade de gênero nos conselhos corporativos e para as disparidades salariais entre homens e mulheres no mundo financeiro.

"Muita gente fala sobre diversidade de gênero, mas realmente sentimos que era preciso representá-la em um patamar mais elevado", disse Anne McNally, porta-voz da empresa State Street Global Advisers, à agência de notícias Reuters.

A garotinha de bronze da artista Kristen Visbal foi colocada nas primeiras horas da madrugada desta terça-feira como "arte de guerrilha", disse McNally. Responsável pela iniciativa, a State Street discutiu com a cidade anteriormente para que a obra pudesse permanecer ali pelo menos por um tempo.

"Estamos ativamente trabalhando para que ela permaneça por um mês", disse ela. "Se a cidade decidir que deve ficar para a posteridade, estamos absolutamente de acordo com isso."

O touro, esculpido pelo artista italiano Arturo Di Modica, foi inicialmente retirado depois de colocado na frente da Bolsa de Valores de Nova York, em dezembro de 1989. No entanto, mais tarde, em resposta à opinião pública, recebeu endereço fixo, a cerca de cinco minutos de caminhada da Broadway.

Apesar dos progressos alcançados, a empresa State Street informou à Reuters que uma em cada quatro das empresas que compõem o Russell 3000 Index ainda não têm representação feminina em seus conselhos.

"Hoje, estamos chamando as empresas a tomarem medidas concretas para aumentar a diversidade de gênero em seus conselhos e emitirem orientação clara para ajudá-los a começar a agir", disse Ron O'Hanley, CEO da State Street Global Advisors, em comunicado.

*            *            *

"DIA INTERNACIONAL DA MULHER"

Olá,
Certamente observaram que minhas postagens hoje foram os - detestados por alguns - benditos 'textões' (que adoro !). E mais: autoria de mulheres. Afinal, hoje comemora-se (?) o "Dia Internacional da Mulher", né não? Mas eu sou brasileira e privilegio, sim, a literatura brasileira.

Claro que estão faltando textos de muitas, muitas outras escritoras basileiras que admiro e que também fazem parte da minha formação - existencial e acadêmica.
Impossível trazer para esse espaço do face a densidade e leveza ao mesmo tempo de uma LYGIA FAGUNDES TELLES, o drama derramado de uma HILDA HILST, a memória histórica extraordinária de uma RACHEL DE QUEIROZ, a consciência social de uma ELIANE BRUM, a meiguice de uma CECÍLIA MEIRELES, a observação amarga de uma ORIDES FONTELA, a doçura de uma CORA CORALINA e tantas, tantas outras vozes femininas que conseguiram e conseguem se fazer ouvir.

Espero que relevem meu entusiasmo - caso tenha havido, mas acredito que não. Ainda é pouco pelo tanto que essas e outras mulheres têm feito em várias áreas do conhecimento. Escolho - como escolhi sempre - a Literatura, por uma questão de vocação ou "chamado", como diz a própria Lygia Fagundes Telles. É mais a minha praia.
Aos que tiveram a paciência de ler, agradeço ,
Foi o meu jeito de informar que sempre tivemos o que dizer, embora tenhamos sido ignoradas por séculos.
Sueli.


segunda-feira, 6 de março de 2017

Texto de ZORAIDE ESPINOZA - Carta aos meus filhos

Ousei adaptar à minha realidade o tempo verbal desse texto que achei interessante - "Carta aos meus filhos" - (no caso, filhas).
O original diz: "Quando eu for velha..."
Já envelheci física e cronologicamente, portanto, aí está:

Agradecendo, homenageando e concordando com a autora ZORAIDE ESPINOZA .

**
"Já estou velha e não sou uma velha comum, daquelas que tricotam sapatinhos para os netos, não porque eu não ache isso bacana, é porque nunca tive paciência para o artesanato, aliás, sou um desastre nessa arte.

Já estou velha e não quero que se preocupem em me visitar todos os domingos, somente para cumprir uma obrigação. Façam isso quando sintam realmente vontade de me ver, quando sintam saudades daquele cheirinho que só a "sua" mãe tem, quando sintam saudades do meu tempero, ou da forma que meus olhos olham para vocês, com orgulho, com amor e ternura.

Já estou velha e não quero que me levem feito um pacotinho de uma casa pra outra. Quero ficar no meu canto, "quero ficar na minha", vocês sabem o quanto eu valorizo a liberdade, não só a minha, mas sobretudo dos outros.

Já estou velha e quero que vocês me olhem e sintam orgulho de todas as minhas tentativas de viver a vida conforme os meus princípios, conforme a minha vontade. 
Não quero que pensem que fui egoísta, que alguma vez falhei com vocês, ou que eu amei de menos ou amei de mais. Eu simplesmente optei: eu quero ser mãe, eu quero gerar essas filhas, porque sei que serão pessoas especiais e que poderão fazer a diferença em suas vidas e nas dos demais e eu as amo muito.

Já estou velha e permitam-me ficar com meus netos e mimá-los do meu jeito, não critiquem se eu exagerar nos carinhos, nos presentes e se eu discordar com algum castigo mais pesado pra eles.
Já estou velha e não sintam pena de mim quando estiver debilitada, olhem para mim e digam: minha mãe é forte, ela vai vencer mais essa." 
E não duvidem, eu vou vencer!

E por fim:
Vivam suas vidas, trilhem seus caminhos, amem seus amores, formem-se, trabalhem, tenham êxito, criem seus filhos (se quiserem tê-los). 
Sejam corajosas, sonhem muito, sonhem alto.
Sejam gentis, retribuam sorrisos, compartilhem bons momentos, cuidem de seus corpos, mas especialmente de suas almas. 
Jamais duvidem da existência de um Ser Superior. 
Não se prendam a dogmas, não julguem nada, não condenem ninguém, não acreditem em tudo o que lhes disserem, procurem vocês as respostas. 
Usem o poder que há dentro de vocês.

PS. Acreditem em vocês. Sempre! Sejam muito felizes!
De: Sua sempre mãe

(Sueli)

**

sábado, 4 de março de 2017

Desanimador


Resultado de imagem para Não curti

Começo a acreditar que,  no geral,  são muitas as páginas do Facebook no Brasil  deprimentes,  com notícias e postagens as mais desalentadoras do mundo. Também as mais grosseiras, além de idiotas.
Reflexo de um quesito importantíssimo para qualquer povo: EDUCAÇÃO de base, tanto em família quanto nas escolas.

Se a gente reparar bem, vem piorando de ano em ano...

*            *            *

Arnaldo Jabor

Resultado de imagem para pierrot e colombina

Jamais vou entender este fenômeno chamado, Carnaval. 
Um povo sofrido, roubado, explorado, muitas vezes sem perspectivas, de uma hora pra outra, explode numa alegria sem motivo...sem limites, sem pudor. 
Homens que até sexta feira, trabalharam de terno e gravata, no sábado vão para as ruas, maquiados, vestidos de mulher, sutien por cima de peitos peludos, braços e pernas cabeludas, numa imitação grotesca e sem sentido do sexo feminino. 
Mulheres que se matam em trabalhos, muitas vezes degradantes e mal remunerados...sofrem nas filas de hospitais e creches, aparecem na passarela, cobertas de brilho e rebolando, como se não houvesse o amanhã.
Os canalhas no poder, adoram esta orgia sem sentido, porque pelo menos por alguns dias, o povo está olhando pro outro lado, enquanto eles continuam sugando cada gota de sangue e cada centavo que puderem roubar.

As ruas estão tomadas de foliões urrando de alegria...e eu me pergunto: Você está alegre por quê? Sua vida melhorou de ontem pra hoje? Seu salário aumentou? Seu filho entrou numa boa escola? Se você cair de um trio elétrico e quebrar a cabeça, vão te levar para um bom hospital? Você terá água em casa, pra tomar banho, quando voltar da gandaia?
Então me explica...Tá rindo de quê?

Você irá pra rua com esta mesma vontade, pra protestar contra esta roubalheira absurda, que está destruindo a você e ao nosso país?
Por estas e outras que os governantes adoram Carnaval e eu jamais vou entender porque nosso povo é tão alienado.

Arnaldo Jabor

*            *           *