sexta-feira, 27 de julho de 2012

MANUEL BANDEIRA

Duas traduções inéditas de Manuel Bandeira

Nina Rizzi, em Revista Bula - 05/07/2012


“Chambre vide” (Quarto vazio) e “Bonheur lyrique” (Feli­ci­da­de Lírica) foram escritos em francês por Manuel Ban­dei­ra e publicados no livro “Li­ber­tinagem”, em 1930, sem haver uma correspondente versão em português, como é o caso de outros poemas que o autor fez nos dois idiomas: “Nuit morte” (Noite morta), “Fleurs Famées” (Flores murchas) e “Évocation de Recife” (Evocação ao Recife).






QUARTO VAZIO
Petrópolis, 1925

Gatinho branco e cinzento
Fica ainda no quarto
A noite está fria lá fora
E o silêncio pesa
Eu tenho medo da noite
Gatinho irmão do silêncio
Fica ainda
Fica comigo
Gatinho branco e cinzento
Gatinho
A noite pesa
Não têm borboletas na noite
Onde estão esses insetos agora?
Os mosquitos dormem sobre o fio da eletricidade
Eu estou me sentindo muito sozinho neste quarto
Gatinho irmão do silêncio
Fica ao meu lado
Que é preciso que eu sinta vida perto de mim
E é você que faz com que este quarto não esteja vazio
Gatinho branco e cinzento
Fica ainda no quarto
Acordado minucioso e lúcido
Gatinho branco e cinzento
Gatinho.

**

FELICIDADE LÍRICA

Coração tísico
O meu coração lírico
Tua felicidade não pode ser como a dos outros
É preciso que você construa
Uma felicidade única
Uma felicidade tão lastimável
como os farrapos de um pobre diabo
uma criança pobre
— Feita por ela mesma.

*        *        *

Nenhum comentário:

Postar um comentário