segunda-feira, 6 de junho de 2016

Retrato



RETRATO
Quinita Ribeiro Sampaio - poetisa contemporânea (Campinas-SP, 1926)

Fui íntima um dia
mas como me distanciei
da menina do retrato.
Já habitei sua pele
mas dela nada mais sei
não conheço
a menina do retrato.
Como seria a sua voz
e o som do riso
e o seu choro?
Em vão busco em seu olhar
um vestígio, algum resto.
Um mistério opaco encerra
a menina no retrato.
Em que dia se rompeu
o elo que nos prendia?
Em que dia ela morreu?
**


Quando o caminho a ser trilhado no mundo desenhava-se ainda distante, assustador, impossível ou quase de ser recomposto aos olhos de hoje 

‘Outros tempos’, é o que me dizem sempre os da minha geração. A vida, o mundo, o país  eram diferentes.  
Eu também era outra? Não sei dizer; trata-se de um resgate de imagem apenas casual – arrumação nos armários – trazendo, sim, lembranças boas, outras nem tanto mas que ainda norteiam um pouco o espanto pelas incertezas atuais.

É só uma fotografia. E ainda o retoque, feito à mão pelo fotógrafo-artista, ressaltando cores.e  tons.

Hoje, não se precisa de determinado tempo nem da escuridão do ambiente para se revelar.

Os dias que correm seriam inadmissíveis para quem olhava a vida com imensa curiosidade e imaginara um futuro onde tudo estaria definido.
Nunca esteve, nunca está, nunca  estará. 

Sueli,
Resende, final do outono  2016

*            *            *


Nenhum comentário:

Postar um comentário