segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

"Fisolofando"...

Quebrando a cabeça com ÉTIENNE de LA BOÉTIE


Estou lendo o "Discurso da Servidão Voluntária", de Etienne de La Boétie - filósofo do séc. XVI. Apaixonante, mas muito, muito difícil.
Filosofia é um negócio danado... as perguntas são muitas, resposta nenhuma. É só pra pensar mesmo...
Minha bisavó dizia que 'de pensar morreu um burro'.
Quero morrer agora não, caramba!

"...aqueles dotados de claro entendimento e espírito clarividente, não se limitam, como o vulgo, a olhar só para o que têm adiante dos pés, olham também para trás e para frente e, estudando bem as coisas passadas, conhecem melhor o futuro e o presente.
Além de terem um espírito bem formado, tudo fazem para aperfeiçoá-lo pelo estudo e pelo saber."
**
Esse homem esteve muuuito à frente do seu tempo ou nós é que estamos atrasados em 5 séculos?! Pensa aí, vai, me ajuda...

"A amizade é uma palavra sagrada, é uma coisa santa e só pode existir entre pessoas de bem, só se mantém quando há estima mútua; conserva-se não tanto pelos benefícios quanto por uma vida de bondade.
O que dá ao amigo a certeza de contar com o amigo é o conhecimento que tem da sua integridade, a forma como corresponde à sua amizade, o seu bom feitio, a fé e a constância.
Não cabe amizade onde há crueldade, onde há deslealdade, onde há injustiça. Quando os maus se reúnem, fazem-no para conspirar, não para travarem amizade. Apoiam-se uns aos outros, mas temem-se reciprocamente. Não são amigos, são cúmplices."
*
"Dizem os médicos que, havendo no nosso corpo uma parte afetada, é nela que naturalmente se reúnem os humores malignos; da mesma forma, quando um rei se declara tirano, tudo quanto é mau, a escória do reino (não me refiro aos larápios e outros desorelhados que no conjunto da república não
fazem bem ou mal algum), os que são ambiciosos e avarentos, todos se juntam à volta dele para apoiarem-no, para participarem do saque e serem outros tantos tiranetes logo abaixo do tirano. É o caso dos grandes ladrões e corsários famosos. 
Há uns que exploram o país e assaltam os viajantes; estão uns de emboscada e outros à espreita; uns chacinam, outros saqueiam e, havendo muito embora alguns mais proeminentes, uns que são criados e outros chefes de bando, todos afinal se sentem donos, senão do espólio principal, pelo menos de parte dele."


*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário