quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ÓPERA "Carmen" - e Susan Boyle.



Não sei por quê, hoje eu estava com essa ária na minha cabeça...
No youtube havia várias versões e optei por esta que achei mais próxima da história na ópera. Aliás, achei linda esta Carmen explícita.

Há uma versão com a cantora grega Nana Mouskouri, que tem uma belíssima voz, mas cantando 'Habanera '... ficou meiga demais, doce demais, e a cigana Carmen é debochada, do 'chifre furado', não tem nada de meiguinha não. 

Gosto de ópera justamente porque é literatura  musical e teatral.  Penso que a história contada dessa maneira fica mais atraente. Além disso, o canto lírico é maravilhoso, exige talento de verdade.
**

Ah, eu assisti a um documentário sobre Susan Boyle três anos após sua apresentação no Britain's Talent. O título do documentário é "Susan Boyle - uma estrela improvável". Esse título me parece tendencioso,  um rótulo...

Segundo o que entendi, ela continua se apresentando para grandes plateias, ganha dinheiro, mas não tem muito jeito para ser feliz não.
É uma pessoa amável, carinhosa e ingênua de verdade.
Em outros momentos, mostram uma Susan nervosa, mal humorada, esquisita - talvez uma bipolar (rótulo em moda).

Contaram uma história de acidente no parto que a deixou com sequelas; foi vítima de bullying na escola e até de atrocidades físicas - ela diz que na escola uma mulher a queimava com cigarro (!).  Fiquei impressionada e com pena.
Mas a voz é a mesma - maravilhosa - e agora se voltando para os blues.

Enfim, essa vida é mesmo uma montanha russa (epa, eu já disse isso em alguma ocasião). Tô ficando repetitiva... e daí?

*          *          *

Nenhum comentário:

Postar um comentário