segunda-feira, 8 de junho de 2015

Esdrúxulas, cozinha e poesia




Às vezes tenho pensamentos estranhos, mesmo os relacionados ao cotidiano.
Não importa, sei que eu mesma sou esquisita aos olhos de muita gente.

Ajudando a preparar o almoço na casa de uma das filhas, ela me diz estar experimentando uma receita recomendada por amigas.
Huummm... pensei comigo, melhor testar um novo prato sem o compromisso de cozinhar para outras pessoas...  e esse pensamento me mostrou o quanto sou desconfiada.  Claro, 'queimei a língua' - não vamos sair do ambiente culinário e degustativo.  Iguaria deliciosa (será que isso é pleonasmo?)

Ao lhe perguntar sobre a receita, minha filha - a mais prática, pragmática e enigmática  das três - me traz uma descrição absolutamente poética do preparo de um dos ingredientes:
"Mãe, é facílima. É preciso apenas descascar a cebola em pétalas e arrumá-las com cuidado no fundo da panela".
A expressão 'em pétalas' me deixou encantada e com água na boca.

Lembrei-me, então, que certa vez em um almoço com amigos perguntei-lhes como preferiam que descascasse a cebola para a salada e um deles, português recém chegado da terrinha, prontamente respondeu: "Em lâminas, pois!"

Maravilha de idioma com essas proparoxítonas - ou esdrúxulas!
Sim, palavras proparoxítonas recebem o nome de esdrúxulas.

Desse modo, consigo - ou me parece que consigo - amarrar os assuntos.

‘Esdrúxulo’, termo que na linguagem familiar significa ‘esquisito, estranho, fora do comum’, originalmente designa um grupo específico de palavras da língua portuguesa: as proparoxítonas.

As proparoxítonas não são propriamente comuns, tanto que a regra ortográfica determina que ‘todas as proparoxítonas devem ser acentuadas’.
A tendência natural da língua portuguesa, o seu ritmo próprio, é paroxítono, de modo que se faz necessário marcar com o acento gráfico o que destoa do geral.

A tendência natural das pessoas é apreciar a comida, elogiar quem a fez - sim, eu elogiei e agradeci - mas sem ficar pensando essas maluquices,
Acontece que sou proparoxítona, embora meu nome seja uma oxítona também um tanto destoante.

*            *            *
Sueli,
Itatiaia, 08 de junho 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário