domingo, 6 de novembro de 2016

'Mea culpa' sem jeito...

Resultado de imagem para vovó digitando no computador

A autocensura é um dos piores tipos de violência e hoje a pratiquei por duas vezes no facebook, ao deletar (ou excluir) também o texto abaixo e trazê-lo para o blog:

"Mea culpa"
É claro que sou velha. Não me preocupo com o envelhecimento físico. Ele é irreversível, mesmo com toda a tecnologia à nossa disposição. Faz parte da vida.
Nem por isso, entretanto, me deixo levar pelo descaso ou abandono dos cuidados normais.
Agora, o que me preocupou foi a minha própria atitude de deletar uma postagem que fiz porque percebi que desagradou a alguém novinho e de quem gosto muito.
Uma bobagem, esse face é frequentemente depositário das postagens mais absurdas, leio tudo e retenho o que me interessa. Não me ofendo, não discuto, não entro na paranoia.
Mas hoje, não sei por que, voltei atrás...
Acho que o coração está envelhecendo,

*            *            *

Resultado de imagem para AMENDOEIRA NO OUTONO

Apareceu no facebook uma postagem perguntando "O que você diria hoje para você mesmo quando era jovem?" (ou algo parecido).
Não respondi quando vi e a postagem 'sumiu'... 
Então, lá vai a resposta com o texto de DRUMMOND no final da crônica 'Fala, amendoeira' :

(...)
"Repara que o outono é mais estação da alma que da natureza.
- Não me entristeças.
- Não, querido, sou tua árvore-da-guarda e simbolizo teu outono pessoal. 
Quero apenas que te outonizes com paciência e doçura. 
O dardo de luz fere menos, a chuva dá às frutas seu definitivo sabor. 
As folhas caem, é certo, e os cabelos também, mas há alguma coisa de gracioso em tudo isso: parábolas, ritmos, tons suaves... 
Outoniza-te com dignidade, meu velho."
**
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário