domingo, 22 de janeiro de 2012

ANTES SÓ...

Manhã igual a todas as outras. Ligação de uma das filhas. Compromisso de preparar um dos netos para provas de recuperação. Dois dos netos têm aquela idade em que estão deixando a infância mas ainda não se deram conta de que é preciso se preparar para a vida adulta. Aquela coisa chamada adolescência, sabe como é? Pois é... e os pais ficam meio perdidos, buscando explicação.  Esquecem-se às vezes de que também passaram pela fase. É assim mesmo.
Ainda levei uma bronca porque não saio de casa a não ser para as compras em mercado. Assim mesmo, com essa chuvinha constante, tenho evitado até isso.

Não sei se é mais um dos meus 'bodes', mas está cada vez mais difícil eu me animar a sair . E a coisa está se tornando um hábito. 'I want to be alone' (viva Greta Garbo!, viva o Google!)

Aliás, nos poucos momentos em que ligo a TV, vi alguma coisa sobre a atriz brasileira Ana Paula Arósio, que parece ter abandonado a carreira e se refugiado em um sítio, ou fazenda, não sei bem, em Santa Rita do Passa Quatro-SP. Enfim, cada um sabe de si, né não? Mas a ausência da moça está causando um certo  frisson no meio artístico, isso para dizer o mínimo.

A questão aqui é mais rasa, mais pé no chão.
De minha parte, ando de saco cheio com muitas coisas, por isso esse isolamento voluntário.
Não tenho mais paciência para bobagens - minhas e dos outros -  do tipo estar sempre preocupada com a aparência de tudo; não se trata apenas da própria aparência, moda, essas coisas. Mas de tudo que nos rodeia.
Coisa mais chata essa gente que fica catando fiapinho na roupa, arrumando, a todo momento, as almofadas no sofá, verificando se há poeira em cima e embaixo dos móveis, olhando pela janela quem passa na rua, perguntando tudo sobre as pessoas, querendo saber da vida dos outros.
Pelo amor de Deus, a vida da gente já é qualquer coisa que exige atenção, e ainda vamos acrescentar miudezas? Tô fora...
Muitas vezes desisto de sair de casa – até mesmo para comprar alguma coisa – só para evitar chateação. É, sou uma ‘neguinha difíciii!’
Com a idade, sei que estou ficando mais difícil ainda. Por isso, faço questão de estar na minha casa e procuro incomodar o mínimo possível. Mas não adianta. Sempre vem alguém para me animar a sair, ver gente, como dizem. A intenção deve ser boa... e lá vou eu acreditando no mundo...
Isso, quando não querem me obrigar a frequentar Academia de Ginástica, Seções de Massagem, o diabo a quatro – até aulas de dança, dá pra acreditar? Logo para mim, que sempre fui um pé de valsa e danço muito bem até hoje... (modéstia à parte, nada!)
O fato de estar aposentada não significa que nada tenho a fazer ou que precise inventar atividades. Eu, hein?
Tá bom... esse negócio de ver gente cansa.
Afinal, gente é tudo igual, embora cada um se ache  diferente e  melhor que o outro. 
Condição humana...condição humana, não é, Machado de Assis?


**

Nenhum comentário:

Postar um comentário