quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DELICADEZAS DE TELMA

Aquela historinha do meu ingresso no mundo musical (post "Razão e Sensibilidade") deu origem a outras postagens, no Facebook, da amiga Telma (Belém do Pará).
Ela é gente da melhor qualidade. Humor inteligente, fino; delicadeza de alma, amor aos animais, envolvimento social  e cultura... muuuita cultura. Aprendo todo dia com ela.  Vejam que coisas lindas:





 ORQUESTRA DE VIOLONCELISTAS DA AMAZÔNIA
12 de Outubro
Auto do Círio
Local: Igreja da Se






Fiquei lisonjeada e agradecida com tanta atenção dispensada ao que escrevi sobre mais um episódio de memórias antigas.  Obrigada, sempre, Telma.


*        *        *

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

STAND-UP DE DEUS

O Stand-up de Deus

2 de Outubro de 2009


(...) Bom, em breve vocês vão dar pela minha falta. Ou talvez até antes, se esse stand-up for um fracasso e me tirarem à força aqui do palco (risos). Mas como eu dizia: vou dar uma sumida. Não que eu vá deixar de existir, não. Eu não ia dar essa alegria ao Richard Dawkins. Ele já anda rindo o suficiente com o dinheiro daqueles malditos bestsellers (risos).

Aliás, ateu famoso comigo é assim: já matei o Carl Sagan com um tumor, já mandei uma distrofia muscular pro Stephen Hawking, esperem para ver a hemorróida dos diabos que estou preparando pro Dawkins (risos).

Bom, direto ao assunto – vou sumir porque preciso entrar no Programa de Proteção às Testemunhas. Claro: o Obama, depois de dizer “Yes we can”, fala “Deus é testemunha”.
O Ahmadinejad, após anunciar que o programa nuclear iraniano só tem fins pacíficos, fala “Deus é testemunha”.
O Ministro da Educação brasileiro, ao dizer que o ENEM é o substituto perfeito para o Vestibular, fala “Deus é testemunha”.
Assim, eu acabo no descrédito total, caramba! (risos)
Justamente pra evitar mais danos ainda à minha imagem é que vou sumir e adotar outra identidade. Certo, certo, outra que não seja o Filho e o Espírito Santo (risos).

E acaba de me ocorrer que o único perigo é as Testemunhas de Jeová aproveitarem pra requisitar também a proteção do programa (risos). Já pensou?

Eu poderia até dizer que o Michael Jackson, que era a testemunha de Jeová mais famosa do mundo, fingiu a morte só pra poder entrar no programa e limpar a ficha policial dele – mas, francamente, piada com o Michael Jackson nem eu aguento mais (risos).

Bom, então é isso. Adeus.
Mesmo incógnito, eu mando um postal de onde estiver. E se ele vier de todos os lugares, não reparem: é que eu tive uma recaída (risos).

 Nelson Moraes - blog muito interessante: "Ao Mirante, Nelson!"

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MEMÓRIA DE CINEMA, UM DESAFIO

São filmes antigos e memoráveis.
Para os mais 'experientes' e também para os 'novinhos', por que não?
É bom conhecer o passado. Só conhecer...

Tente se lembrar do filme a que pertencem estas cenas:





 

Tá bom... tá bom... Aí vai:

1 - "La Dolce Vita" - Federico Fellini - 1960
2 - "...E o Vento Levou" - Victor Fleming - 1939
3 -  "Casablanca" - Michael Curtiz - 1942
4 -"Psicose" - Alfred Hitchcock - 1960
5 - "O Pecado Mora ao Lado" -  Bily Wilder - 1955
6 - "Bonequinha de Luxo" - Blake Edwards - 1961
7 - "O Iluminado"- Stanley Kubrick - 1980

MONTEIRO LOBATO, SEMPRE !


De novo, essa história do racismo atribuído à obra literária de Monteiro Lobato. Que coisa! Esses pseudoeducadores, cobertos de títulos, cheios de si (como diria Quintana, cheios de nada)  não se cansam de 'procurar cabelo em ovo' ?
Tanta coisa a ser repensada sobre a Educação no país e as pessoas se prendem a personagens que estão ali justamente para combater a injustiça social, o preconceito, a desinformação.

Eu sei que o escritor se envolveu em questões de eugenia, assunto de cunho científico e muito investigado na época..
Assim como vários outros autores acreditaram no regime comunista e depois se desencantaram...
A História é farta em equívocos, erros que mais tarde, com o avanço do conhecimento,  são devidamente corrigidos.
As pessoas precisam ter ideias para poder modificá-las.
Daí a promover um julgamento tendencioso -  e póstumo -, convenhamos, é demais.

Participando de uma conversa no facebook, eu disse que tenho, sim, muito orgulho de ser admiradora da obra desse escritor. Sua Literatura para Crianças é que me despertou para o prazer da leitura. Acrescentei que o levantamento dessa questão de racismo na obra de Lobato serve para desviar a atenção das reais dificuldades na área educacional e que estão sempre sendo analisadas sem que surjam soluções. Eu já disse que tenho a boca grande. Eu falo mesmo...

Depois de crescida, interessei-me por sua chamada Literatura Geral, o que também me encantou. É um excelente contista (Urupês, Cidades Mortas...).

Acredito ser uma pessoa moral e intelectualmente bem formada. Não me atenho a diferenças entre os seres. Não acredito em preconceitos, não convivo com gente preconceituosa, formei minha família dentro desses mesmos princípios.

Há pessoas - e eu conheço algumas - que querem estar sempre inteiradas de tudo e embarcam em qualquer novidadezinha que dê um pouco de visibilidade às suas vidinhas medíocres, embora tenham até empregos ou cargos ou funções aparentemente bem sucedidas. Consideram-se superiores, bem informadas e tentam se sobrepor aos mais discretos, aos que não se expõem por qualquer bobagem.

Ontem mesmo, li um comentário de uma dessas pessoas. Tão prepotente, tão arrogante... disfarçado de interesse intelectual.  Deprimente, isso sim.

Em tempo: quem lembra (ou já leu) as "Histórias de Tia Nastácia"?  Ali aparecem o respeito, a admiração pelo folclore brasileiro; valorização daquelas historinhas edificantes, contadas pelos mais simples e passadas oralmente de geração a geração. (cadê o preconceito?)
Isso, sem esquecer a formação cultural do ocidente, originada na Grécia antiga, e que Lobato traz para as crianças de uma forma lúdica, interessante. É preciso, sim, ler "Geografia de Dona Benta""História do Mundo para Crianças"'O poço do Visconde", "Caçadas de Pedrinho" (LEIAM, SIM!, que só fará bem) e todos os demais volumes dessa maravilhosa obra.

Pretendem agora interferir na nossa visão de mundo? Na nossa interpretação? Censurar o que escrevemos e o que lemos?  Retrocesso, é?  Tá bom... comigo, NÃO.

Lembrar também que foi o primeiro escritor brasileiro a pensar numa literatura direcionada especialmente às crianças. 

VIVA MONTEIRO LOBATO!!


*            *            *

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

FAMÍLIA É MUITO BOM, SIM

Tela Tarsila do Amaral

Fim de semana ótimo!
Restaurante em Penedo... "fondue" para comemorar aniversário do neto. Tudo muito bom. Bom demais essas horinhas em que podemos conversar com a família, só conversar...
Os netos crescendo, tornando-se, enfim, as pessoas de bem que desejamos. E são lindos.
Minha filha me presenteou com um broche delicado... uma lagartixinha cheia de brilhos, um luxo! Presente sem data marcada, sem obrigação, por pura lembrança mesmo! Bonito, né? Elas são assim. Carinhosas, surpreendentes e cheias de imaginação.  Coruja, eu??!! Quem disse? É verdade, uai...

Pois é... a vida está muito boa mesmo!  O segredo - se é que existe algum - é cultivar o amor, a amizade, o carinho, o respeito em nosso próprio círculo familiar, antes de tudo.
Esse negócio de ficar badalando por aí com os que se dizem 'amigos'  costuma trazer aborrecimentos e não leva a nada.  A inveja corre solta, é um inferno...  Tem até gente que diz que somos um 'clã'. Vão se danar, porque hoje, do jeito que o mundo se apresenta, é bom que nos protejamos, sim.
Com isso, não digo que não temos nossas preocupações, mas tudo acaba se resolvendo de modo satisfatório, isto porque sabemos que podemos contar uns com os outros.

Costumo dizer que a vida em família é um grande laboratório onde aprendemos com as experiências de cada um, pois ocorrem erros e acertos; o importante é que estejam todos atentos ao que está sendo realizado, pois representa a nossa maneira de estar no mundo, de como nos relacionaremos fora desse ambiente em que somos reconhecidos.

Eu tenho aprendido muito. Com a minha família: minhas filhas, meus genros, meus netos.

*        *        *

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SIMONE - Cofre de seda



Cofre de Seda
Composição:  Samuel Rosa e Rodrigo Leão

O laço de seda fecha o cofre
O selo prende a carta ao dono
O choro esconde a dor do golpe
E a reza nunca engana o sono não
O sol acorda, o gelo tem que derreter
A noite desce e é pro dia aparecer
Oh, oh, oh, oh, oh
Vou levar a vida inteira pra entender
Que mesmo só eu faço parte de você
Vou levar a vida inteira pra entender
Que mesmo só eu faço parte
O cabo é que comanda a faca
O carro é que dirige o homem
O pombo é parte da estátua
E o garfo só não mata a fome não
Não vou negar aquilo que eu já disse a mais
Você se engana e eu só quero ficar em paz
Oh, oh, oh, oh, oh
Vou levar a vida inteira pra entender
Que mesmo só eu faço parte de você
Vou levar a vida inteira pra entender
Que mesmo só eu faço parte
O dente é parte da comida
Em uma concha cabe o mar
A volta para uns é ida
E mais difícil é amar
O sol acorda, o gelo tem que derreter
A noite desce e é pro dia aparecer
Oh, oh, oh, oh, oh
Vou levar a vida inteira pra entender
Que mesmo só eu faço parte de você

*        *        *

DRUMMOND NO ANIVERSÁRIO DO HENRIQUE

Uma Palavra
 Carlos Drummond de Andrade
Procurei no dicionário,
Com paciência e cuidado,
O real significado
Da palavra aniversário.
Aquele livro pesado,
Mestre dos visionários,
"Pai dos burros" batizado,
Pareceu-me sectário,
Ao responder meu chamado.
Deveras decepcionado,
Joguei o meu dicionário
Na estante, empoeirado,
Para pregar, solitário,
O meu significado
Da palavra aniversário.
Diz assim, o verbete lendário,
Ontem, por mim criado:
"Aniversário: Espécie de relicário,
Muitíssimo bem guardado
Nas folhas do meu diário,
Dos versos que eu escrevi,
Com todo amor, e não li,
Durante o ano passado.


*        *        *
              

domingo, 2 de setembro de 2012

NETOS... Ô VIDA BOA!...


MANUELA e FRANCISCO


MARCOS


PEDRO


HENRIQUE e TATIANA