quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MONTEIRO LOBATO, SEMPRE !


De novo, essa história do racismo atribuído à obra literária de Monteiro Lobato. Que coisa! Esses pseudoeducadores, cobertos de títulos, cheios de si (como diria Quintana, cheios de nada)  não se cansam de 'procurar cabelo em ovo' ?
Tanta coisa a ser repensada sobre a Educação no país e as pessoas se prendem a personagens que estão ali justamente para combater a injustiça social, o preconceito, a desinformação.

Eu sei que o escritor se envolveu em questões de eugenia, assunto de cunho científico e muito investigado na época..
Assim como vários outros autores acreditaram no regime comunista e depois se desencantaram...
A História é farta em equívocos, erros que mais tarde, com o avanço do conhecimento,  são devidamente corrigidos.
As pessoas precisam ter ideias para poder modificá-las.
Daí a promover um julgamento tendencioso -  e póstumo -, convenhamos, é demais.

Participando de uma conversa no facebook, eu disse que tenho, sim, muito orgulho de ser admiradora da obra desse escritor. Sua Literatura para Crianças é que me despertou para o prazer da leitura. Acrescentei que o levantamento dessa questão de racismo na obra de Lobato serve para desviar a atenção das reais dificuldades na área educacional e que estão sempre sendo analisadas sem que surjam soluções. Eu já disse que tenho a boca grande. Eu falo mesmo...

Depois de crescida, interessei-me por sua chamada Literatura Geral, o que também me encantou. É um excelente contista (Urupês, Cidades Mortas...).

Acredito ser uma pessoa moral e intelectualmente bem formada. Não me atenho a diferenças entre os seres. Não acredito em preconceitos, não convivo com gente preconceituosa, formei minha família dentro desses mesmos princípios.

Há pessoas - e eu conheço algumas - que querem estar sempre inteiradas de tudo e embarcam em qualquer novidadezinha que dê um pouco de visibilidade às suas vidinhas medíocres, embora tenham até empregos ou cargos ou funções aparentemente bem sucedidas. Consideram-se superiores, bem informadas e tentam se sobrepor aos mais discretos, aos que não se expõem por qualquer bobagem.

Ontem mesmo, li um comentário de uma dessas pessoas. Tão prepotente, tão arrogante... disfarçado de interesse intelectual.  Deprimente, isso sim.

Em tempo: quem lembra (ou já leu) as "Histórias de Tia Nastácia"?  Ali aparecem o respeito, a admiração pelo folclore brasileiro; valorização daquelas historinhas edificantes, contadas pelos mais simples e passadas oralmente de geração a geração. (cadê o preconceito?)
Isso, sem esquecer a formação cultural do ocidente, originada na Grécia antiga, e que Lobato traz para as crianças de uma forma lúdica, interessante. É preciso, sim, ler "Geografia de Dona Benta""História do Mundo para Crianças"'O poço do Visconde", "Caçadas de Pedrinho" (LEIAM, SIM!, que só fará bem) e todos os demais volumes dessa maravilhosa obra.

Pretendem agora interferir na nossa visão de mundo? Na nossa interpretação? Censurar o que escrevemos e o que lemos?  Retrocesso, é?  Tá bom... comigo, NÃO.

Lembrar também que foi o primeiro escritor brasileiro a pensar numa literatura direcionada especialmente às crianças. 

VIVA MONTEIRO LOBATO!!


*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário