terça-feira, 8 de agosto de 2017

Bruxa Alquimista

A Alquimia na cozinha
Eddie Van Feu

Imagem relacionada

(...)
Talvez você não goste muito de cozinhar, mas é bom que saiba um pouco sobre como a comida pode afetar você, não só fisicamente, mas também na sua linha da prosperidade, na sua forma de se relacionar e sentir, no seu humor e na sua inspiração. 
Pois é, a comida é muito mais do que combustível para seu corpo. Ela é um tipo de energia. E essa energia pode ser boa ou ruim, dependendo do dia, da hora, do seu estado de espírito.

A arte de cozinhar se tornou um fardo. É triste, mas boa parte das pessoas acha que a cozinha é algum tipo de masmorra onde mulheres ficam acorrentadas e são obrigadas a cozinhar como uma forma de tortura. É uma péssima forma de encarar uma arte tão bonita. 
Cozinhar é mais do que uma arte. É uma magia. E tem um nome: alquimia.

A alquimia é o ato de transformar uma coisa em outra. Nossa vida inteira é uma alquimia. 
Pegamos as coisas que acontecem conosco e as transformamos em algo. Pegamos nossos erros e transformamos em experiência. Pegamos nosso amor por algo e transformamos em um hobby. Pegamos nosso amor pelo trabalho e transformamos em carreira. Enfim, a alquimia está em tudo. Mas em nenhum lugar da sua casa ela está mais presente do que na cozinha.
(...)
Apesar de termos muitos livros, programas e até filmes que tratam da arte de cozinhar ou da importância dos alimentos, pouco ainda se fala sobre a energia essencial dos alimentos e o seu poder em mudar nossos padrões vibracionais. 
Sim, os alimentos podem mudar nossa forma de “vibrar”, e ao fazer isso, passamos a atrair ou repelir determinadas pessoas, fatos ou coisas que possuem suas próprias vibrações.

Observe a laranja. O que você sabe dela? Que ela é rica em Vitamina C. Sim, é verdade.  E o que mais? 
Bom, ela é redonda, amarela e parece... o SOL. 
Isso mesmo, você acaba de descobrir a energia planetária da laranja. Ela está ligada ao sol e pode despertar e atrair tudo relacionado a essa energia planetária, como o sucesso, a fama, a criatividade, a fortuna e a prosperidade. 
Então, isso quer dizer que ao tomarmos um simples suco de laranja, estamos atraindo essa energia?

Calma... Os alimentos que consumimos hoje são muito industrializados e o valor espiritual deles se perdeu com a era industrial. Considerando que nem eu, nem você, vamos plantar laranjas no quintal, o que podemos fazer? Nós despertamos essa energia nos alimentos que compramos na feira e no mercado.

Esse processo é simples. Basta consciência e um encantamento com a energia das suas mãos. Coloque suas mãos em concha sobre o alimento que deseja despertar e diga o que deseja que ele faça, como numa oração (não deixa de ser). Eis um exemplo:
Que a Divindade desperte neste alimento sua essência divina e sagrada de prosperidade, amor, saúde, etc...). Assim seja, assim se faça.”

Lembre-se apenas de que você precisa saber o que o alimento em si faz. 
Não adianta despertar uma cebola para amor e união se não é na natureza dela. É como pedir a um cão para miar. Então você terá que estudar os alimentos para saber o que cada um faz. 

Para lhe dar uma mãozinha, vamos dar uma lista resumida de alimentos ligados a determinadas energias. Assim, você já saberá por onde começar se quiser aumentar o amor ou a prosperidade da sua família.

Note também que despertar um alimento não é encantá-lo. Ao despertar sua energia, você está apenas trazendo à tona uma energia adormecida e esquecida, pois aquele alimento provavelmente foi produzido de maneira automática, nem sempre respeitando as melhores luas ou momentos astrológicos. Alguns mal são tocados por pessoas. Já encantar é outra história.

Quando você encanta um alimento, ele se torna sagrado. Há nele uma essência além da dele. 
(...)
O despertar é sempre feito antes do preparo, enquanto o encantamento é feito durante a feitura do prato. 
(...)
 Vamos começar por uma listinha básica e resumida de alimentos e as energias que eles despertam. E depois vamos a algumas receitas e seus rituais simples para encantar toda a sua família. 

Alguns alimentos que possuem a energia da prosperidade:

- Manjericão,Canela, Cravo, Salsa, Gengibre, Endro, Pimenta-da-Jamaica, Abóbora, Alface, Berinjela, Brotos de afalfa, Espinafre, Feijão, Feijão de vagem, Vagem, Repolho, Tomate, Abacaxi, 
Amora-preta, Banana
Imagem relacionada

Quando a gente precisa de mais energia, é bom preparar uma comida com elementos do Sol. 

Se desejar, você pode se concentrar na energia de qualquer aspecto do sol, como fama, brilho, sucesso, dinheiro, energia criativa, etc... 
O melhor dia de preparo é Domingo, mas você pode fazer qualquer dia, desde que seja um dia de sol (num dia sem sol, os efeitos serão menores).

*            *            *

O assunto é mesmo instigante... 
Gostei muito de alguns filmes com esse tema:

"A Festa de Babete"
a festa de babete

Este filme dinamarquês foi inspirado em um conto da escritora Karen Blixen.
Conta a história de Babette, que em 1871 chega a um vilarejo da Noruega fugida da França durante os conflitos da Comuna de Paris.
Na cidade luz, Babette era uma exímia cozinheira e, por isso, sabe preparar pratos como ninguém.
Um belo dia ela ganha na loteria e decide organizar uma festa para o aniversário do pastor da cidade.
Só que o vilarejo é super religioso e acha que é pecado se deixar levar pelos prazeres da gula. Mas, é obvio que o jantar é um daqueles irresistíveis e, sabe como é…
**

"Chocolate"
chocolate

A adaptação cinematográfica do livro “Chocolate”, de Joanne Harris, é uma delícia.
Estamos falando de um filme que tem chocolate em todas as cenas. E de um filme que tem Johnny Depp. Quer dizer, como ser ruim?

A história gira em torno de Vianne Rocher que, junto com a filha, se muda para uma pequenina e pacata cidade da França. Lá ela decide abrir uma loja de chocolates.
Fato que é considerado uma afronta pela população religiosa que não se deixa levar pelos pecaminosos prazeres da mesa.
Um filme para se assistir mil vezes. 
**
"Os Sabores do Palácio"

Este filme francês é excelente..
Baseado em fatos reais, conta a história de Hortense Laborie, chef de cozinha contratada para preparar os jantares do presidente da França.
Os bastidores políticos são revelados através da cozinha e de Hortense. 
Uma outra visão sobre um filme político.
**

Além desses: "Sem Reservas',  "Julie e Júlia",  "Toast' e muitos outros.

Bon Appetit!



Nenhum comentário:

Postar um comentário