quarta-feira, 27 de março de 2013

"ANTIGAS TERNURAS"


O título desta postagem está entre aspas porque é o mesmo de um blog muito bonito.
**
Às vezes releio agendas antigas, reviro minhas 'coisinhas' guardadas e não raramente encontro umas preciosidades como esse papel amarelado pelo tempo, em cópia de carbono, datilografado, (humm, 'carbono', 'datilografado', palavras em desuso por desaparecimento dos objetos) que publico a seguir.

Recebi esse texto de uma conhecida, na época, que fazia um trabalho social na APMIR, instituição hospitalar onde nasceram minhas filhas. Foi há 36 anos - 36! - , por ocasião do nascimento da minha filha caçula e hoje, no Facebook (neste caso, bendita internet!), descobri que quem o escreveu está na lista de contatos de outros amigos. Deixo as coisas como estão. Nem sempre precisamos reativar o passado. Apenas continuo sensível às manifestações de carinho. Vamos lá:
**

Juventude
General Douglas MacArthur, em 1945

"A juventude não é um período da vida;  a juventude é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória do valor sobre a timidez, do gosto pela aventura sobre o amor ao conforto.
Alguém não se torna velho por haver vivido um certo número de anos; torna-se velho porque desertou dos ideais.  Os anos enrugam a pele, mas a renúncia a um ideal enruga a alma.
As preocupações, as dúvidas, os temores e as desesperanças são os inimigos que, lentamente, nos fazem vergar para o chão e nos convertem em pó antes da morte.
Jovem é o que se deslumbra e se maravilha... o que pergunta como o menino - E depois?... Jovem é o que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.  As provas galvanizam-no, os fracassos o tornam mais forte, as vitórias o fazem melhor.  Serás tão jovem como tua fé, tão velho como tuas dúvidas;  tão jovem como a confiança que tenhas em ti, tão velho como tuas desesperanças;  e mais velho ainda como o teu abatimento.
Permanecerás jovem, tanto quanto permaneceres verdadeiramente generoso, tanto quanto sentires o entusiasmo de dar alguma coisa de ti: pensamentos, palavras, amor;  tanto quanto o fato de dar alguma coisa, te der a impressão de receber; e, por conseguinte, de sempre estar devendo e desejando dar mais.
Permanecerás jovem, enquanto fores receptivo a tudo quanto é belo, bom e grandioso, podendo desfrutar das mensagens da natureza do homem e do infinito.
Se um dia,m qualquer que seja a tua idade, teu coração foi mordido pelo pessimismo, torturado pelo egoísmo, roído pelo cinismo, que Deus tenha piedade de tua alma de velho". 
**
Abaixo do texto datilografado, um bilhete escrito a mão:
"Sueli
Espero que este nenem chegue e a encontre em estado de juventude e portanto de paz.
Toda ternura e afeto da

(assinatura)"  - que deixo incógnita porque prefiro assim.

 *            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário