quarta-feira, 3 de abril de 2013

RADICAL (literalmente 'de raiz')



Pois é... ra-di-ca-li-zei.
Há algum tempo eu vinha observando que precisava retocar a tintura do cabelo a cada vez com mais frequência - agora de 15 em 15 dias.  Comecei a pensar que era hora de assumir os fios brancos - fios? - acho que mais de 50%...
Enfim, ensaiei, ensaiei... consultei 'as bases' - as filhas, alguns amigos - e todos foram contra. Porque eu teria a aparência envelhecida, porque pareceria descuido, porque isso, porque aquilo. Fui protelando a decisão... até ontem, 2 de abril.
Não queria cortar muito curto e ficar esperando o crescimento natural dos cabelos. A cabeleireira, a meu pedido, descoloriu tudo. Fui para o salão às 9 da manhã e saí às 19 horas. Verdade. No processo de descoloração, a princípio o cabelo ficou num tom alaranjado, depois amarelo, e foi clareando, clareando.... até ficar como o pelo do Nick, o cachorrinho maltês da minha filha - branquinho.
E cá estou eu, de cabeleira branca. Não está grisalho, está branco. Miranda, em 'O diabo veste Prada'.
Estranhíssimo. Ainda não me acostumei e quando passo por um espelho não me reconheço.

Por telefone, dei a notícia a duas filhas e as reações são muito diferentes: a caçula se horrorizou - 'Pra que isso, mãe? Ficar velha...'. Como assim, 'ficar velha'? Já estou velha, novinha.  A outra filha riu muito e quis saber detalhes. Só quero ver a reação do netinho de 1 ano... Não vai me reconhecer e vou ter que conquistá-lo novamente.
Até agora, nenhum conhecido ainda me viu, mas estou curiosa em receber a opinião alheia. O problema é que as pessoas não falam o que pensam.

Não posso dizer se gostei ou não. Vamos dar tempo ao tempo. Mesmo que não goste, preciso esperar uns 20 dias antes de aplicar  nova tintura, portanto, ficar tranquila, decidir se mantenho as melenas branquinhas, ouvir os comentários ou suportar os olhares, ah, porque vão olhar sim...para o cabelo. Costumo dizer que depois dos 60 anos de idade, nós, as pessoas comuns, nos tornamos invisíveis.
'Eu continuo a mesma , mas os meus cabelos... quanta diferença!'

*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário