terça-feira, 30 de julho de 2013

O AVESSO


E de repente... o avesso mesmo!
Dias e dias de muita introspecção, de muita meditação e, paradoxalmente, de muita ocupação. É, tenho andado ocupadíssima, o que não significa que esteja fazendo algo relevante ou importante. Apenas cuidando da vida. Da minha vida.
Observando algumas fotos recentes em passeios com a família, engraçado... percebo o quanto envelheci fisicamente em poucos meses. Verdade. Isso não me preocupa de modo algum pois tenho consciência de que o processo até então foi bem lento. Pude participar ativamente do crescimento dos netos, da vida muitas vezes atribulada das filhas, enfim, fiz o que me permitiram a minha 'juventude e energia' falsamente decantadas por aqueles que insistem em parecer simpáticos tirando-nos alguns anos da nossa aparência. Tudo bem.
Talvez agora aparência (fotos) e realidade andem no mesmo passo interior e exterior.
**


A rede social Facebook  tem sido, para mim, também paradoxal. Ao mesmo tempo me proporcionou alguns reencontros interessantes com o passado - pessoas que nunca mais vi e pelas quais tenho muito apreço,  mas também outras perfeitamente dispensáveis.

Recentemente adicionei, a pedidos e por educação, para contato, alguns desses 'fantasmas'.  O que aconteceu? Um link enorme com outros dos quais prefiro nem me lembrar.

A vida tem sido muito generosa comigo. Afastou-me de gente que me fazia mal, me 'esnobava' - o motivo, nunca fiquei sabendo -  e agora, tantos anos depois, essa gente tenta reaproximar-se como se tivesse havido amizade sincera naqueles tempos.
Ora, façam-me o favor! Graças a Deus envelheci muito bem de memória e continuo sendo aquela criatura calada para o que não interessa.
Não quero reaproximação de forma alguma com quem me tratou com tanta falsidade. Já na época eu percebia, mas por motivos profissionais tinha que ignorar o desconforto e participar da palhaçada. Hoje, não mais. Não preciso, não quero e não permito a participação desses 'judas' em minha vida.
Aparentemente estamos todos muito bem e é bom que seja assim. Cada um na sua.

De qualquer modo, hoje foi um dia de lembranças muito esquisitas e nenhuma saudade.
Lembrar, eu me lembro, sim, das pequenas maldades, dos sorrisinhos de desdém, dos olhares perversos trocados. Ah, se me lembro...
Eu me encolhia, me afastava e procurava ficar invisível porque dependia demais daquele emprego para sustentar minhas filhas.

Tudo isso passou, sim, depois de muita luta, muitos acontecimentos, muito choro e muito riso.
Minha vida hoje é ótima, tem o sabor da missão cumprida, sabe como é?

"Apesar de você, amanhã há de ser outro dia"... (obrigada, Chico Buarque)
"Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso..." (obrigada, Caetano Veloso)

*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário