quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Autoconhecimento

Do Site "A mente é maravilhosa"

30 perguntas que libertarão sua mente

“Uma boa pergunta vale mais que mil respostas medíocres
e, habitualmente, mais que uma resposta inteligente”

Arte: Loui Jover

Você, alguma vez, já se encontrou com uma espécie de bloqueio mental que afetou a sua visão da vida, da felicidade e das relações humanas? 
Já se encontrou frente a dificuldade de tomar decisões sobre o seu futuro e não saber o que fazer ou que levar em conta na hora de decidir? 
Ou, simplesmente, uma mudança ocorreu e você não sabe para onde ela o levará?

Para tudo isso e muitas outras coisas mais, vale a pena fazer a si próprio as perguntas a seguir. 
Estas perguntas não têm respostas certas ou erradas, mas servem para ajudar a libertar-nos de todos os pensamentos limitantes e negativos que bloqueiam nossa mente e não nos permitem pensar com clareza. 

- Minha idade real corresponde com a idade que eu sinto ter?
- Se a vida é tão breve, por que faço tantas coisas que não gosto e adio o que eu realmente desejo fazer?
- Quando sinto que tudo está decidido e feito, ao que dediquei mais tempo: a decidir ou a fazer?
- Preocupo-me em fazer algo bem feito ou faço o que é certo?
- Se pudesse mudar uma coisa no mundo, e só uma, o que mudaria?
- Se a felicidade fosse uma moeda, ao que me dedicaria para me fazer rico?
- Luto para fazer o que gosto ou me conformo com o que faço?
- Até que ponto eu tenho o controle sobre a minha vida?
- O que eu faço quando alguém a que admiro ou respeito faz uma crítica desagradável e/ou injusta?
- Se pudesse dar um único conselho a uma pessoa, o qual lhe mudaria a vida, o que lhe diria?
- Quantas vezes um gênio já foi considerado um louco?
- Prefiro ser um gênio preocupado ou um bobo feliz?
- O que você sabe fazer que muitos não sabem?
- Que coisas desejo fazer e não fiz ainda? O que me impede?
- Ao que estou preso e que não me deixa avançar?
- Isso que ocorreu no passado tem, realmente, alguma importância?
- Por que eu sou eu?
- Sou o tipo de amigo que eu desejaria ter?
- Pelo que me sinto mais agradecido na vida?
- Qual é o momento mais feliz de minha infância? Por quê?
- Se não for agora, quando será?
- Se não consegui ainda isso que tanto sonho, o que eu estou esperando?
- Posso me permitir esperar mais algum tempo ou tenho que agir?
- Sinto que já vivi esse dia um milhão de vezes antes?
- Se amanhã, o mundo acabasse, com quem eu passaria o dia de hoje?
- Renunciaria a vários anos da minha vida para ser bonito/a e famoso/a?
- Qual é a diferença entre viver e estar vivo?
- Se sei que posso aprender com os meus erros, por que então tenho medo de fracassar?
- Como eu agiria se eu não tivesse ninguém que julgasse meus atos mais do que eu mesmo/a?
- Tomo minhas próprias decisões ou deixo que os demais as tomem por mim?


É importantíssimo reservar algum tempo todos os dias para ter um diálogo consigo mesmo e libertar a mente. Isso deixa a porta aberta para a criatividade e a reflexão consciente sobre quem somos, o que queremos ser, o que desejamos na vida e o que vamos fazer para conseguir.

Tomar as medidas necessárias a cada dia nos ajuda a entender se o que estamos fazemos está de acordo com as nossas crenças e nossos valores fundamentais. 
Celebrar nossas vitórias, por menores que sejam, nos ajuda a desfrutar e a viver uma vida que valha a pena.

Desbloquear a mente ajudará a nos sentir mais livre e a focar no que realmente se sente que deve fazer, no que faz  a vida ter sentido.

*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário