terça-feira, 15 de setembro de 2015

Considerações oportunas... eu acho


É assim:

Eu estava 'zapeando' a TV - os programas são horrorosos - e me deparo com a reprise do filme "Os Miseráveis ' - baseado no maravilhoso romance de Victor Hugo -  tratado como um musical.
Ficou lindo, diga-se.

Estou aqui lembrando-me do (s) livro (s) -  a obra é apresentada em 5 volumes (!). Calma, que a divisão foi apenas preferência do autor em esmiuçar as personagens.  Ninguém precisa encarar os cinco volumes.

A história é situada  no final do século XVIII até meados do século XIX, época em que ocorreram alguns acontecimentos históricos como a Revolução Francesa, a Batalha de Waterloo e outros.
Trata basicamente da vida de Jean Valjean, cidadão preso por ter roubado um pão. Condenado às galés, a partir de então seu caminho é tumultuado e repleto de aventuras nem sempre bem sucedidas.

Lembro-me também de quando lecionei em uma escola pública em Penedo e levei para a 8ª série a leitura da adaptação dessa obra feita por Walcyr Carrasco e os alunos adoraram participar do estudo. Isso em uma escola do interior (e põe interior aí) e jovens de famílias muito simples, alguns com pais analfabetos.  Arte é para todos sim!
Aliás, para quem tem preguiça (ou qualquer outro sentimento em reação à leitura) vai  uma dica da tal adaptação que é ótima:

Título: Os Miseráveis
Gênero: épico, ficção histórica e romance
Autor: Victor Hugo - adaptação de Walcyr Carrasco
Nacionalidade do autor: Victor Hugo - francês; Walcyr Carrasco - brasileiro
Editora: FTD
Lançamento: 1998
Número de páginas: 154 páginas

Acho importante sim, divulgar literatura clássica - da melhor qualidade - principalmente para as gerações mais jovens que pensam que tudo o que aparece por aí é novidade.  Puro engano.  Os grandes escritores já entendiam a humanidade e quase profeticamente falavam para todos os tempos.

Em essência, a especie humana é tremendamente repetitiva e tenho sérias dúvidas quanto a sua chamada evolução.  Em essência.  Os avanços externos são inegáveis.

Pois bem, começo pelo prefácio do próprio Victor Hugo - continua atualíssimo  (essência humana...)

"Prefácio - Victor

Enquanto, por efeito de leis e costumes, houver proscrição social, forçando a existência, em plena civilização, de verdadeiros infernos, e desvirtuando, por humana fatalidade,um destino por natureza divino; enquanto os três problemas do século - a degradação do homem pelo proletariado, a prostituição da mulher pela fome, e a atrofia da criança pela ignorância - não forem resolvidos; enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis.

Hauteville-House, 1862.1"

No canal youtube há alguns vídeos de trechos do filme, que também são lindos.





Enfim, gosto de incentivar a leitura de obras importantes  em qualquer época da vida, em qualquer situação ou país, aqueles autores predestinados a se tornarem os clássicos.

Sempre ajuda a nossa formação, o nosso entendimento dos acontecimentos cotidianos, tanto em nossa vida particular quanto no 'estar no mundo', ser presença na sociedade proporcionando um melhor jeito de aprender a pensar por si mesmo, principalmente nestes tempos esquisitos.

É isso e acredito que basta por hoje, né?

*            *           *

Nenhum comentário:

Postar um comentário