quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sou eu do lado do avesso...

Hoje estou mesmo do lado do avesso...
Depois de um post que se pretendeu "polêmico" - ô palavrinha besta que a maioria usa inadequadamente - e que rendeu, sim, comentários os mais variados e estapafúrdios, fiquei pensando, sem ter nada com isso, diga-se, no raio da área da Educação no país, o saco de mentiras que guarda a hipocrisia da Escola.
A tal postagem se referia a uma das "belas" notícias que ultimamente preenchem as colunas dos jornais: a prova de Filosofia que trouxe uma questão, ao meu ver, de nenhuma relevância.

Foto: |POLÊMICA|
Foto: |POLÊMICA|

Valesca Popozuda é chamada de grande pensadora e 'Beijinho no Ombro' vira questão de prova no DF. A questão pedia que os alunos completassem um trecho da música. Teste foi parar nas redes sociais e virou alvo de críticas e piadas. http://glo.bo/1kkTDEg
Valesca Popozuda é chamada de grande pensadora e 'Beijinho no Ombro' vira questão de prova no DF. A questão pedia que os alunos completassem um trecho da música. Teste foi parar nas redes sociais e virou alvo de críticas e piadas. http://glo.bo/1kkTDEg

Quem postou pedia 'comentários' e eu disse o seguinte:

Comentar o quê?! Está aí, não está? A escola agora quer ser simpática e trazer "para debate" o óbvio. Perde, com isso, sua especificidade. Imagino que tipo de "pensador" será o aluno daqui em diante... A popozuda é mais um símbolo do que a sociedade contemporânea vê como diversão, distração, entretenimento, só isso. Ela está aí também e todos veem. Não é preciso tratar disso na escola; estão confundindo as coisas. (Acabei comentando, hein? hahaha!)
Ontem às 08:19 · Editado · Curtir · 2

Tem mais: não duvido - do jeito que as coisas caminham - que isso se torne tese de mestrado, doutorado, pós e poses.... hahaha!!!
Ontem às 08:21 · Curtir · 3

Pois bem, eu saí do post uma vez que já havia 'comentado', mas voltava para ver os comentários de outras pessoas só para me certificar de que é isso mesmo: o campo das ideias atualmente se prende a coisas como essas... É de pasmar!

Minha opinião - que ninguém pediu, mas sou livre para dar o que é meu, tá?  - (e viva o verbo 'dar' !) - é justamente sobre o saco de mentiras.

A proposta de todos (TODOS) os especialistas para a solução do caos em que se transformou a Educação é outra palavrinha enganosa, "inclusão".
Inclusão de quê? De gracinhas inovadoras (será?) como a dessa prova?
Nisso o aluno já é incluído, querendo ele ou não. A mídia está aí insistindo, atormentando para que seja esse o parâmetro de pensamento do nosso jovem. Ele ouve isso o tempo todo.

Mas ele é excluído, sim, de se preparar para a leitura e compreensão dos realmente grandes pensadores, dos grandes cientistas, dos grandes artistas.
Ele é excluído da possibilidade de assistir a um filme ou ler um livro e contextualizá-los.
Ele é excluído da capacidade de escolha dos seus caminhos.
Ele é excluído da oportunidade de fazer ouvir a sua voz e saber verbalizar sua vontade.

O que estão trazendo para a Escola é o que ele ouve e  vê a todo momento, e que entende sim, (reparem que o próprio aluno se surpreende com a questão da prova) porque não é preciso esforço de pensamento ; isso tudo com o bônus de não se sentir 'preso' numa sala de aula; o 'aprendizado' está envolto no papel douradinho da diversão, do show 'maneiro'.  É repetição do que acontece onde se privilegia o fácil, o explícito.

E é por esse estado de coisas que nasce uma sociedade cada vez mais alienada, cada vez mais perversa, cada vez mais violenta. É a raiva de muitos por não conseguirem atingir o que somente a uns poucos foi permitido.

*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário