sábado, 14 de junho de 2014

"Não basta vestir a camisa..."

NÃO BASTA APENAS VESTIR A CAMISA
Mariana Kalil - blog "Por Aí"

Acabo de chegar da casa do pai e da mãe. Muitos e muitos amigos se reuniram pra ver o jogo do Brasil x Croácia e, claro, o convite foi estendido a mim e ao animal.
Mas, fazia alguns dias, não desfrutávamos da companhia de mama e baba e nada poderia vir mais a calhar do que uma quinta-feira livre às 5 h da tarde para comer pipoca na companhia de quem mais nos quer bem.
bento1
CARINHO DE PAIS
Confesso que nunca fui e continuo não sendo uma entusiasta de Copa do Mundo. Nem na China e muito menos no Brasil.
Não acho que estaríamos menos mobilizados se essa Copa fosse do outro lado do mundo.
A paralização do país seria a mesma, como sempre foi.
Sim, esse dinheiro que foi gasto para concretizar a Copa poderia ter sido gasto em hospitais e escolas padrão Fifa.
Mas tenho certeza que, não existindo a Copa no Brasil, jamais saberíamos que existia a cor desse dinheiro. Ou seja: com Copa ou sem Copa não veríamos escolas e hospitais padrão Fifa.
Hoje, vemos estádios. Sem Copa aqui, nem isso veríamos.

ELA É BASTANTE CÉTICA
Eu não sou cética. Sou realista e compartilho da opinião do ex-ministro Rubens Ricupero de que vivemos em um país de corrupção endêmica.
Eu não acredito que um dia o Brasil se tornará um exemplo de país desenvolvido e honesto. Estamos fadados a ser um país de terceiro mundo e subdesenvolvido e lamento demais por isso. Mas, enfim, falo do fundo do coração.
Não temos educação suficiente para oferecer aos cidadãos a noção de cidadania e aí é que a coisa já começa toda torta.

BASTANTE TORTA
Eu fui assistir ao jogo hoje mais pela vontade de estar entre pai e mãe comendo pipoca do que pelo jogo em si.
Mas então a Seleção entrou em campo. E então, tocou o hino. E então o hino foi suspenso e a torcida e os jogadores seguiram cantando. E então eu vi David Luis, Julio Cesar, Tiago Silva e minha mãe com os olhos cheios de lágrimas.
E então eu fiquei fula da vida quando a TV mostrou a presidente Dilma no palanque vestida de verde.
E estão eu pensei comigo: “Está vendo? Está vendo? Está vendo que lindo esse povo? Está vendo que lindo esse povo e que carinho e amor ele tem pelo seu país? E é justo a falta de segurança que vivemos, a falta de saúde, educação, mobilidade urbana, segurança?”
Não, não é justo.
Se culpei a presidente Dilma? Não, não culpei.
Culpei, sim, a cada um de nós, que não recorda em quem votou para deputado, vereador, senador e, quiçá, presidente.

Ahhhhhhh!!A CULPA É NOSSA, MARIANA?
Em termos.
Não somos culpados, obviamente, pela falta de ética e honestidade dos políticos.
Mas somos culpados, sim, de não nos engajarmos e levarmos tão a sério uma eleição como levamos uma Copa do Mundo.
A escalação das pessoas que vão decidir nossas vidas começa em outubro e essas pessoas vão decidir nossas vidas pelos próximos 4 anos.
Gostaria que esse engajamento fosse pelo menos semelhante à torcida que faremos pela Seleção em apenas 7 jogos.
Fora isso, meu vinho está ótimo.

LOVE U, PULENTA
De resto, era isso.
Queria desabafar o que passa na minha cabeça e no meu coração.
Queria ter mais orgulho do que tenho de ser brasileira.
Queria que esse otimismo ao ver Neymar batendo um pênalti não terminasse com o fim da Copa do Mundo.
Queria que o Brasil acreditasse que podemos ser mais e melhor e que o início dessa transformação em mais e melhor começa nas urnas e na cobrança de cada um sobre aquele líder em quem votou.

Sempre lembro de uma provocação de um grande amigo, Leonardo Lamachia, advogado. Falávamos de política e tal e ele largou.
- Quem aqui nesta sala lembra em quem votou para deputado estadual, federal e senador?
A sala ficou em silêncio – e, então, alguém respondeu.
- Acho que ninguém lembra. Tu lembra, Lamachia?
E ele:
- Não só lembro, como tenho o email de cada um e cobro as promessas de campanha toda a semana.

Aquilo pra mim fez todo o sentido: cidadania. Isso é cidadania.
Cantar o hino nacional em um estádio, fantasiado de verde e amarelo não é cidadania.
Cidadania é o que seremos capazes de fazer e cobrar quando a Copa acabar.

neymar-0a

Nenhum comentário:

Postar um comentário