quinta-feira, 14 de junho de 2012

CONVERSA DE 'VÓ'

 Conversas rápidas (claro, no facebook) com meu neto Henrique sempre me levam a pesquisar e aprender muitas coisas interessantíssimas. Gosto de relatá-las, principalmente quando se trata de direcionamentos para a vida de um modo geral.
Sei que nosso país é esquisito, mesmo. Medicina e Magistério (e aqui, trata-se das duas profissões) não recebem a atenção que merecem.  Mesmo assim, sempre há pessoas íntegras - meu neto, por exemplo - que embora conhecendo as dificuldades, permanecem fiéis a seus princípios. Evidentemente são destaques naquilo que se propõem a fazer.

'Ciência e caridade' - PABLO PICASSO
Aphorisms from his bedside teachings and writings, 1950
Sir William Osler

Didática humanista do Prof. Dr. Luiz Vénere Decourt
(Idealizador da criação do Instituto do Coração - INCOR)

ESTUDANTES E MÉDICOS —

"O primeiro degrau para o sucesso em qualquer trabalho é o interesse por ele"
Conselho de valor óbvio.

"A medicina é aprendida à beira do leito e não nos anfiteatros"
— A palavra fundamental do verdadeiro clínico.

"A mais rigorosa concepção a ser implantada no espírito de um iniciante é que a
educação específica não é curso colegial, nem mesmo curso médico, mas um curso de vida, para o qual o trabalho de poucos anos sob ensino é apenas preparação"
— Advertência que repito também, aos meus alunos sobre a amplitude essencial à atividade clínica, em sua eficiente permanência no tempo.

"Não permita que suas concepções sobre as manifestações das doenças originem-se
de palavras ouvidas...ou lidas. Observe e, então, raciocine, compare e julgue. Mas inicialmente observe. Dois olhos nunca enxergam igualmente, nem dois espelhos refletem a mesma imagem. Que a palavra seja sua escrava e não sua mestra. Viva nas enfermarias"
— Conselhos básicos de médico que atua à beira dos leitos e cuja presença vem se tornando menos freqüente na atualidade.

"O ato importante é retirar de cada caso uma lição para sua educação. O valor da experiência não está em ver muito, mas em enxergar com sabedoria".
— Lição normativa particularmente aos recém formados, diante da qual recordo-me de palavras de meu mestre Prof. Lemos Torres, ao invocar nossa eventual atitude de menosprezo a pormenores aparentemente inexpressivos como explicação para discordância entre dados clínicos e de necrópsia.

"Na anamnese siga cada linha do pensamento, mas não interrogue apenas o essencial; nunca sugira. Leve em consideração as próprias palavras do doente"
— O real caminho para a expressividade do interrogatório.

"O estudante deve ser emancipado, com tempo e oportunidade para cultura espiritual, de modo que em seu aprendizado não seja apenas um boneco nas mãos de outros, mas um ser autoconfiante e capaz de refletir"
— Grande e oportuno conselho a nós professores.

"Pela negligência aos estudos de humanidades, hoje tão generalizada, a profissão perde uma preciosa qualidade"
— Julgamento muito próximo de meu espírito e já expresso em palestras sobre o abandono da cultura geral.

"Não utilize ousadamente qualquer medicamento envolto em canto de sereia...Considere sua própria pessoa e a de seu paciente como se estivessem colocadas em tubo de ensaio".
— Advertência fundamental, em particular em nossa época, apesar dos enormes progressos em terapêutica. Necessidade de opção entre produtos comparáveis sempre sob exigências do raciocínio e afastada de crenças simplistas ou valorizadas pelo mercado.

"Não gaste seu tempo em compilações, e quando suas observações são expressivas não permita que elas morram consigo. Estude-as, classifique-as, e procure pontos de contacto que possam revelar leis subjacentes"
 — Princípio essencial na estrutura do que deve ser publicado.


AOS MESTRES —


"Nada menos que o melhor no conhecimento e no pensamento do mundo pode satisfazer um mestre digno do nome"
 — A primeira exigência presente no texto dedicado aos professores.

B) "Ensine o aluno a observar, fornecendo-lhe a plenitude dos fatos a observar e as lições nascerão dos próprios fatos"
— Uma lição a nós, professores, para todos os momentos e todas as oportunidades.

C) "No que pode ser denominado método natural de ensino, o aluno inicia-se com o paciente, continua com o paciente e finaliza seus estudos com o paciente, utilizando-se de livros e de leituras apenas como ferramentas, como meios para uma finalidade"
 — Uma das mais sábias observações sobre o que devemos admitir como medicina.

D) "O mestre eficiente não se coloca em alturas, bombeando conhecimento sob alta pressão a recipientes passivos... ele é um estudante e mais idoso, ansioso para auxiliar os jovens"
— A mesma reflexão presente no item A.

E) "Nenhuma bolha é tão iridiscente ou brilha mais longamente que a soprada pelo professor categorizado"
— Uma justa afirmação que deve permanecer como caráter de que é bem ensinado.

F) "Nós apenas podemos instilar conhecimentos, colocar o estudante no caminho certo, fornecer-lhe métodos, ensiná-lo como estudar e, em primeiro lugar, capacitá-lo a discernir o essencial e o não-essencial"
— O que podemos ensinar não é tudo, mas deve ser o fundamental.

G) "Ao se observar um homem manusear um paciente é fácil reconhecer se ele possui ou não treinamento adequado e, para esse propósito, quinze minutos à beira do leito eqüivalem a três horas em escrivaninha"
— Reflexão sobre a capacidade de observação do próprio mestre.

H) "Uma grande universidade possui duas funções, estudar e pensar"
— Lamentavelmente essa grandeza não comparece com a freqüência desejada.

I) "Há um tipo de escola que sempre julguei ser o Hospital: um local de refúgio para os pobres da cidade, um lugar onde novos pensamentos são materializados em pesquisas, uma escola onde homens são encorajados a fundamentar a arte sobre a ciência da medicina, uma fonte na qual os mestres recebem inspiração, um ambiente com cordial acolhimento a todos os práticos que desejam ajudar, um centro de consulta para toda a comunidade em ocorrência de problemas"
— Nela há a acrescentar a essa bela visão, tão médica, tão social, tão humana.


"Quem pode falar das incertezas da medicina como arte?"
— Dúvida do clínico experiente perante o próprio sentido de arte.

"A prática da medicina é arte baseada em ciência"
— Prudente resposta ao item acima.

"Medicina é uma ciência de incerteza e uma arte de probabilidade"
 — Complemento lúcido das manifestações anteriores.

"Freqüentemente a ignorância pode ser atormentadora; é porém mais aceitável que  a segurança que permanece sobre uma delgada camada de conhecimento"
— Situação compreensível e indiscutível, mas habitualmente comprometida pela vaidade.

"Falar de doenças é uma espécie de entretenimento das "Mil e Uma Noites"
 Afirmação de quem vive a medicina.

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No campo das manifestações irônicas três merecem ser lembradas.

"Existem dois tipos de doutores: os que atuam com os cérebros e os que o fazem com as línguas".

"O médico que se automedica tem um louco como paciente"

"A superficialidade das leituras acarreta bursite do ísquio"

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