quarta-feira, 17 de abril de 2013

DESEJO E REPARAÇÃO - filme da tarde

'Desejo e Reparação' 
filme de Joe Wright

Ontem à tarde assisti a um filme muito bonito. Um drama de época - 1935, iminência da 2ª guerra Mundial - baseado num livro do autor britânico Ian McEwan.

O diretor Joe Writh é o mesmo do filme Orgulho e Preconceito,  de 2005,  e traz também a mesma atriz, Keira Knightley, agora na personagem  Cecília Talles, primogênita em uma família aristocrática inglesa.

No papel principal, uma adolescente de 13 anos,  esperta  - Briony Talles - já demonstra  talento e imaginação para  escrever. Suas peças e histórias surgem a partir da observação do cotidiano na própria família.
Certa vez, espiando por uma janela da mansão, Briony assiste ao encontro de sua irmã Cecília com Robbie Turner, filho da governanta, e por quem a adolescente se achava apaixonada.

Alguns outros parentes estavam hospedados ali e quando ocorre uma violência sexual contra uma das primas, Briony se apressa em acusar Robbie, pensando assim separar definitivamente o casal.
O rapaz é preso e, para não permanecer na cadeia aceita alistar-se e lutar no front francês.

Durante o período da guerra, as duas irmãs se tornam enfermeiras e isso poderia ser mais um clichê  em filmes sobre o tema, entretanto, o final surpreende pela criatividade.

A atriz Vanessa Redgrave aparece no finalzinho para dar vida à Briony já madura e escritora consagrada.
Numa entrevista para a TV, a escritora revela o final do livro  - 'Reparação' -  afirmando ser o último romance que escreve pois é portadora de grave doença degenerativa.
A tal revelação do livro pretende suavizar o drama - como em muitos filmes de guerra que acabam  em  happy end, mas não é bem assim.

Melhor assistir ao filme. Na minha opinião, vale a pena

*               *               *

Nenhum comentário:

Postar um comentário