'Desejo e Reparação'
filme de Joe Wright
Ontem à tarde assisti a um filme muito bonito. Um drama de época - 1935, iminência da 2ª guerra Mundial - baseado num livro do autor britânico Ian McEwan.
O diretor Joe Writh é o mesmo do filme Orgulho e Preconceito, de 2005, e traz também a mesma atriz, Keira Knightley, agora na personagem Cecília Talles, primogênita em uma família aristocrática inglesa.
No papel principal, uma adolescente de 13 anos, esperta - Briony Talles - já demonstra talento e imaginação para escrever. Suas peças e histórias surgem a partir da observação do cotidiano na própria família.
Certa vez, espiando por uma janela da mansão, Briony assiste ao encontro de sua irmã Cecília com Robbie Turner, filho da governanta, e por quem a adolescente se achava apaixonada.
Alguns outros parentes estavam hospedados ali e quando ocorre uma violência sexual contra uma das primas, Briony se apressa em acusar Robbie, pensando assim separar definitivamente o casal.
O rapaz é preso e, para não permanecer na cadeia aceita alistar-se e lutar no front francês.
Durante o período da guerra, as duas irmãs se tornam enfermeiras e isso poderia ser mais um clichê em filmes sobre o tema, entretanto, o final surpreende pela criatividade.
A atriz Vanessa Redgrave aparece no finalzinho para dar vida à Briony já madura e escritora consagrada.
Numa entrevista para a TV, a escritora revela o final do livro - 'Reparação' - afirmando ser o último romance que escreve pois é portadora de grave doença degenerativa.
A tal revelação do livro pretende suavizar o drama - como em muitos filmes de guerra que acabam em happy end, mas não é bem assim.
Melhor assistir ao filme. Na minha opinião, vale a pena
* * *
Nenhum comentário:
Postar um comentário