terça-feira, 30 de abril de 2013

Caxirolas e Caxixis - xiiiiii...


caxirola

Criado pelo artista Carlinhos Brown, a caxirola será a versão brasileira da vuvuzela, instrumento que fez sucesso na Copa do Mundo da África do Sul em 2010.

Similar ao caxixi, uma espécie de chocalho usado na capoeira e com som próximo ao pau-de-chuva, a caxirola é feita de plástico verde e amarelo e pretende fazer barulho durante os jogos da Copa em 2014.

O lançamento para o público foi feito ontem, na partida entre Vitória e Bahia pelo campeonato baiano, porém a caxirola já havia sido certificada pelo Ministério do Esporte em setembro do ano passado.

Durante o jogo, no entanto, houve uma grande polêmica. Foram distribuídas 50 mil caxirolas para os torcedores que, insatisfeitos com o resultado do jogo (o Bahia perdia por 2 a 0), lançaram os instrumentos no campo.
(The Christian Post - 29 de abril 2013)
**

Gente, essa história da caxirola é séria e tem gerado inúmeras matérias sobre o assunto, seja pelo desperdício de dinheiro, seja pelo barulhão, seja por pressão política - sei lá.
O fato é que tenho me divertido ao ler alguns textos truncados, confusos, dando margem a duplo sentido. Olha só o que garimpei:

"Lá sabem que ela é uma réplica do caxixi, chocalho complemento do berimbau."

"Até a presidente Dilma Rousseff acabou como garota propaganda do instrumento."

"Ao lado de Marta Suplicy chacoalharam a caxirola para os fotógrafos."

"Mal assessorada, Dilma referendava o instrumento."

"Ela não tem a menor intimidade com estádios de futebol."

"E lá foram Dilma e Marta à Fonte Nova posar com seus caxixis de plástico."

Trecho de uma matéria no jornal inglês The Guardian:

"Se você pensou que vuvuzelas eram ruins, espere até ouvir a caxirola. Um pequeno pedaço de plástico reciclado verde e amarelo. E trazido para nós pelo Ministério do Esporte."

Tô falando... este é mesmo o país da piada pronta, como diz o José Simão.  Aff!!

*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário