quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cara feia? Vai se maquiar, vai...



Acordar de mau humor chega a ser um clichê. Acontece com tanta, mas tanta gente... Pelo menos é o que me relatam várias pessoas conhecidas. Normalmente - ou seja, ao correr do dia - costumam ser educadas, gentis, amáveis mesmo, mas não se metam com elas logo pela manhã... são intratáveis.

Leio em algum lugar que isso é  um distúrbio que afeta "pequena" camada da população...(as aspas são minhas - como assim, pequena?)

Continuo lendo e aprendo que essa  irritação pode estar relacionada tanto a questões físicas (alteração hormonal, cansaço, anemia, desequilíbrio no organismo, estresse mental), quanto a situações mais amplas (excesso de trabalho, descontentamento com algum fato específico, depressão, raiva de ações e planos frustrados...).
Não dormir o suficiente também pode causar, além da fadiga física, um estado de ânimo negativo nas primeiras horas do dia.
Tudo bem, tudo bem.  Estamos aqui falando do mau humor matutino.

Mas e aquelas criaturas que vivem despejando suas frustrações nos outros, seja pessoalmente ou por meio das redes sociais? Hein? Hein? Não creio que seja nada comigo - vai saber... - mas estão lá, nas postagens grosseiras, espirrando seu veneno feito dardos sem alvo certo.
Sim, porque tenho lido, muito por curiosidade, muito por desejo de seleção mesmo,  publicações de gente tão azeda e tão mal educada...(não vejo ou encontro essas pessoas nem por acaso, graças a Deus).  Qual a finalidade disso, criatura?

Em mim, esse descontentamento alheio tem o efeito contrário: começo a rir e o meu dia fica melhor, sabia?  Explico: se a pessoa já acorda tão injuriada, talvez sua vida não esteja boa ou não corresponda ao que ela quer, enquanto a minha vai muito bem, sem nada a reclamar, o que já me faz agradecida.

Novamente recorro aos meus "melhores amigos" escritores e poetas. Diz aí, Mário Quintana:
"O pior de nossos problemas é que ninguém tem nada com isso."


*               *               *

Nenhum comentário:

Postar um comentário