quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

"Véia" chata...


Estou aqui meio tonta, procurando entender certas coisas... puxa, na minha idade ainda procurando entender certas coisas?  Pra quê? Eu, hein! Deixa quieto.

Pois é. Eu estava lendo umas coisas de uma escritora contemporânea, jovem ainda (talvez uns 40, 42) e que escreve muito bem, sim. É, escreve bem, tem boas ideias mas...Ai, meu Deus, como sou enjoada e crítica...

Vamos lá: a moça é jornalista, escritora e poeta ponto. Livros publicados ponto. Agrada geral ponto. Então?
Há fotos suas em todas as publicações. Fotos profissionais, numa "parceria" com um fotógrafo que sabe fazer milagres, porque bonita ela não é... mas faz-se.
Ultimamente tem feito fotos que pretende sensuais...e quase são. Exposição exagerada sem ter muito o que exibir. Não se trata só de marketing. Muito, muito narcisismo. Apaixonada por si mesma, bom, né? Uma autoestima elevadíssima! (ô, invejinha...).

Isso me fez lembrar o episódio da nudez de Preta Gil, quando, na época, perguntaram a seu pai, Gilberto Gil, o que ele pensava daquilo e sua resposta foi direta, lacônica: "Desnecessário".

É o que penso sobre a exposição pretensamente sensual nas fotos dessa escritora que se diz otimista, de bem com a vida, espiritualizada e coisa e tal... e eu digo: desde que não a contrariem. Acho mesmo que a vida a tem contrariado muito.  Desenvolveu um mecanismo para driblar a contrariedade: afirma o contrário - tudo é lindo, precisa sorrir para tudo - desde que fotografada - usando a habilidade com as palavras para mostrar que é superior a tudo isso. Desencantei.

Sua escrita está se modificando sem perder a técnica. Ela é boa escritora. Isso é.

Sei não...acho que gostava dela antes dessa sensualidade explícita.  Não costumo ser falsa moralista, mas vai saber... Velhice faz cada coisa...

"Essa moça tá diferente...."  e acabou ficando igual a tantas outras.

*              *              *

Nenhum comentário:

Postar um comentário