quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Filme da tarde- "As aventuras de Pi"

Fui à aula de pintura na parte da manhã. Voltei caminhando, com uma colega de curso, a Lúcia.
Meio dia, muito calor e um sol mesmo de verão.
Cheguei muito cansada, fiz o almoço apenas para mim e, depois de um banho, deitei no sofá da sala...acordei eram quase quatro da tarde.
Um desses canais a cabo iniciava o filme "As aventuras de Pi". Sem vontade de fazer nada fiquei ali assistindo a um linda e poética história.


Inspirado no livro "A vida de Pi", escrito em 2001 por Yann Martel, me pareceu uma fábula, cheio de símbolos e ensinamentos.

É a história de Pi, (competente atuação de Surai Shama) um garoto de  Pondicherry, na Índia,  cujo verdadeiro nome é Piscine (em homenagem à Piscina Molitor, em Paris), hoje aos 40 anos é entrevistado por um jornalista sobre suas incríveis aventuras como único sobrevivente do naufrágio que dizimou toda a sua família.

Seu pai era dono de um zoológico e, por motivos financeiros, decide recomeçar a vida no Canadá.
O navio que levava a família  e os animais do zoo naufraga em pelo Oceano Pacífico.
Ficam à deriva em um pequeno bote o rapaz Pi, uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre de Bengala.

Começam então os mais extraordinários acontecimentos , tendo como sustentação na trama vários indícios de religiosidade tanto oriental quanto ocidental.

Embora não seja o gênero que mais aprecio, valeu pelas belas imagens, efeitos especiais e mesmo pelos diálogos, evidentemente poucos (apesar de que o garoto 'conversa' bastante com o tigre....).

O final também é interessante.

Enfim, ajudou a passar o final de tarde.


*          *          *

Nenhum comentário:

Postar um comentário