terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Gente que julga...

Visitando algumas páginas de que gosto muito - no facebook - me deparo com uma postagem interessante, ilustrada com a fotografia de Simone de Beauvoir.

Quer saber? O nome da página onde li o comentário é "Comecei a ler um livro e nunca mais tive descanso", aliás, uma página linda, bem elaborada e com ótimo conteúdo.

Li a mensagem e também o único comentário do post. Transcrevi abaixo, para não esquecer que, muitas vezes, somos julgados por uma parcela do que somos ou fazemos. Nunca se vê o todo, nunca se pensa que uma pessoa é muito mais do que aquilo que está exposto.


Foto: "Na infância, na adolescência, a leitura não era apenas minha distração predileta, mas também a chave que me abria o mundo. Ela me anunciava meu futuro: identificando-me com heroínas de romance, através delas pressentia meu destino. Nos momentos ingratos de minha juventude, salvou-me da solidão."

—Simone de Beauvoir
"Na infância, na adolescência, a leitura não era apenas minha distração predileta, mas também a chave que me abria o mundo. Ela me anunciava meu futuro: identificando-me com heroínas de romance, através delas pressentia meu destino. Nos momentos ingratos de minha juventude, salvou-me da solidão."
—Simone de Beauvoir

Comentário de alguém que, provavelmente, se sente autorizada a julgar os outros:

"...pena que não salvou sua vida, já que era dependente de heroína, e wisky,  fumava 50 a 100 cigarros por dia e foi se autodestruindo e destruindo o dom que tinha para escrever e expressar tanto os sofrimentos como as hipocrisias humanas.... Morreu sozinha num hospital de Paris, sem ter compreendido em profundidade o sentido da vida...."
**

Vou fazer o mesmo - 'julgar' a comentarista, uma tal de  "Marie Daconsciencia" ... que até pelo codinome (espero que seja mesmo um codinome...rssrs) já nos permite deduzir o tamanho do ego.
Será que com o comentário a pessoa quis demonstrar erudição, conhecimento ou foi apenas uma escorregadinha no esnobismo?

Outra perguntinha: será que a comentarista já  "tem compreendido em profundidade o sentido da vida" ?

*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário