sexta-feira, 21 de março de 2014

Adeus ao Capitão Bellini


O escritor e jornalista Ruy Castro comenta resumidamente no jornal "Folha de S.Paulo" a biografia de Bellini. Com base nessas informações, deixo aqui uma singela lembrança de um dos ídolos da minha juventude.  Hilderaldo Luís Bellini faleceu nesta madrugada, em S.Paulo.

Capitão de uma Seleção Brasileira de Futebol que contava com jogadores como Pelé, Didi, Garrincha, Nilton Santos, Zagalo, Zito, Dino Sani, Orlando, Gilmar, Djalma Santos e o próprio reserva de Bellini, Mauro.

Do alto dos seus 1,80 m e 80 kg de músculos, Bellini portava com autoridade e elegância de atitude a camisa 3 e a braçadeira de capitão do time.
Dele emanava uma aura de líder e comandante natural. Seus colegas, muitos com maior técnica, atribuíam-lhe os adjetivos de rigoroso, valente, educado, consciente e justo.

Além do que, para nós, jovens da época, representava o modelo de beleza equiparada aos artistas de Hollywood, de onde recebeu vários convites para o cinema.
Recusou também uma proposta para jogar no Real Madri.

Paulista de Itapira, fez sua carreira no Vasco da Gama.
Um episódio marca a disciplina e honestidade de Bellini, quando na Copa do Chile em 1962 apoiou a troca de comando para Mauro,  jogador que havia sido seu reserva anteriormente. Nesse ano, o Brasil foi bicampeão mundial.
Mauro e Bellini cultivaram a amizade por mais de 50 anos até a morte de Mauro, em 2002.

Bellini encerrou sua carreira no Atlético Paranaense, em 1969, aos 39 anos.

Vá em paz, Capitão Bellini. Agradecemos o privilégio de, por sua causa,  podermos nos lembrar de um tempo em que futebol era, realmente, uma alegria do povo brasileiro.


*        *        *

2 comentários:

  1. OLÁ SUELI,

    repito com você ,respeitosamente: Adeus BELLINI.

    Nesta oportunidade, estou lhe convidando para também conhecer meus blogs que somam um total, (os quatro) mais de 3.500 seguidores e só num deles 2227 seguidores, até agora que, é o

    HUMOR EM TEXTOS.

    Só lhe trago estes números para mostrar-lhe que muitos também gostaram e ficaram e que, o convite é uma sincera vontade em ter você por lá.

    Os outros são:

    -FOTOFALADA (HUMOR COM FOTOS E BALÕES)

    -SEXO COMO PRODUTO DE CONSUMO ( FÒRUM DE DISCUSSÃO SOBRE ESTA ATUAL DIVERSIDADE DE OPÇÕES DE GENEROS)

    -FALANDO SÉRIO ( DISCUTINDO O RELACIONAMENTO ROMÂNTICO)

    - COMO ERA FACIL FAZER SEXO (HUMOR DENTRO DESTE TEMA)

    Neles você não encontrará baixarias, nem apelações, isto em respeito a você que poderá se tornar meu seguidor.

    Espero por você e voltarei sempre aqui.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paulo. Grata por sua visita e pelo convite para conhecer os seus blogs, o que certamente farei. Tenho também um blog literário: www.ouricoelegante.blogspot.com Abrçs.

    ResponderExcluir