'Callas Forever' - filme que me emocionou pela oportunidade rara de ouvir e assistir a cenas de ópera com árias lindíssimas - "Carmen", "Tosca", "La Traviata", "Madame Butterfly" e outras - na voz poderosa de Maria Callas.
Gosto muito de ópera, arte que, para mim, reúne elementos indispensáveis à compreensão do humano em nós - narrativa, música e palavra.
Dirigido por Franco Zefirelli (de 'Romeu e Julieta'), tendo como atores principais Fanny Ardant (Callas) e Jeremy Irons (Larry), é a história romanceada dos últimos dez anos da diva lírica.
Afastada dos palcos desde sua última tournée (a apresentação no Japão fora um fiasco) e com a voz em franca decadência, ela se recolhe em seu apartamento em Paris dedicando-se a ouvir as próprias gravações antigas. Desespera-se com a impossibilidade de atingir as notas precisas; ouve as peças representando como antes e acompanhando a própria voz numa escala de tons bem menores.
Fiquei muito comovida com a cena de uma ária de 'Madame Butterfly', de Giacommo Puccini, em que ela faz todo o gestual mas a voz não corresponde.
Depois de muita insistência de seu agente, ela aceita voltar a cena para um especial de TV interpretando 'Carmen', de Bizet. Sente-se inadequada, velha, mas o empresário lhe diz que com nova tecnologia sua voz atual não será ouvida e sim a sua interpretação de vinte anos antes.
Enfim, ela até conclui esse trabalho e os poderosos da mídia já pensam nos rios de dinheiro que voltarão a ganhar. Entretanto, não é bem isso o que ocorre.
É preciso assistir ao filme pensando nos valores éticos, no compromisso com a profissão, com a carreira e consigo mesmo, entende?
O mais interessante é que há poucos dias comentei essa história do abuso tecnológico na arte. Se bem me lembro, o título do post é "Enganação".
Não é, assim, uma obra de arte esse filme. Mas eu gostei.
**
"Para variar", fiz a maior confusão na hora de postar o vídeo. Tinha colocado 'Un bel di vedremo', da ópera Madame Butterfly, depois, fui postar 'Casta Diva' no Ouriço Elegante e apareceu aqui. Tudo bem.
Vou tentar de novo. Que 'saco'!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário