terça-feira, 27 de março de 2012

OPINIÃO - Filme "Nosso Lar"

Assisti ao filme Nosso lar, baseado em obra de Francisco Cândido Xavier, por quem tenho o maior respeito.
Devo dizer, de início, que não sou adepta do Espiritismo, embora conheça bastante a doutrina e até tenha frequentado alguns centros de estudos da linha kardecista.
A educação religiosa em nossa casa foi muito confusa. Fomos, meus irmãos e eu, alunos internos em colégio católico, depois estudamos em  colégio metodista - maravilhoso, aliás -  e mais tarde cada um decidiu pela própria religião, ou não. Respeitamos as escolhas uns dos outros.
Isso não significa, absolutamente, que desprezamos a espiritualidde. Ao contrário, tivemos a oportunidade de conhecer várias interpretações das respostas para as perguntas que todos os humanos nos fazemos.

O que me motivou a escrever sobre isso foi a consciência, cada vez maior, de que não estou buscando nada nesse sentido.
Gosto de cinema, de teatro, de literatura - ficcional ou não - admiro a sensibilidade e inteligência de quem é capaz de produzir material para nosso aprimoramento como indivíduos pertencentes a uma sociedade na qual estamos todos procurando um modo de convivência necessária ao nosso desenvolvimento aqui, nesta vida.

Não me animei, na época do lançamento, a ver o filme. Não me interessou. Agora sei que estava com a razão. Dizem que foi a produção mais cara na indústria do cinema nacional, que trouxe técnicos de renome internacional, tecnologia de efeitos especiais, essas coisas do cinema de hoje, mas apenas isso não faz um bom filme.

Achei cansativo, arrastado, mesmo.
Narração paralela às cenas, o que, na minha opinião, precisa ser feito com muito cuidado porque a arte visual dispensa explicações em textos longos.
A fotografia é bonita, principalmente as tomadas em que aparece a cidade onde fica Nosso Lar, um lugar fantasioso, exagerado.
A trama é fraquíssima, não há uma boa história sustentando o enredo. Me pareceu apenas propaganda da doutrina espírita.
Desculpem-me as pessoas que professam essa religião. Estou falando do filme, não do Espiritismo.

*         *          *

Nenhum comentário:

Postar um comentário