domingo, 30 de junho de 2013

"Assim caminha a humanidade" - filme de 1956



Há algum tempo - uns 6 meses - encontrei esse vídeo no youtube e achei interessante, porque nunca mais ouvi falar desse filme. O título em português talvez tenha sido um 'delírio' de algum tradutor, uma vez que o original é "Giant".
Tem uma música pop brasileira com esse nome, de autoria de Lulu Santos. Talvez seja coincidência...
Mesmo porque não se trata do mesmo tema. Sei lá...

É um filme longuíssimo, como se usava na época. Acho que foi o último com a participação de James Dean que se revela um ator extraordinário. Tem ainda Elizabeth Taylor e Rock Hudson nos papéis mais relevantes.
Fotografia linda, a história se passando nos Estados do Texas e da Virgínia, nos EUA.
Conta a saga de uma família de fazendeiros às voltas com a modernização do mundo e a descoberta de petróleo em suas terras. Trata também de alguns problemas sociais como a pobreza e o preconceito de raça nos Estados Unidos daquela época.  Muito interessante.
**
Encontrei também (bendito Google) a sinopse do filme:


"Em 1923, Bick Benedict (Rock Hudson), um rancheiro texano, vai a Maryland para comprar um cavalo premiado e se apaixona por Leslie (Elizabeth Taylor), a filha do proprietário da fazenda. Eles se casam imediatamente e ela retorna com o marido para o Rancho Reata, Texas, onde Leslie vê apenas uma mansão no deserto no meio de 600 mil acres. 
Bick apresenta Leslie à sua irmã, Luz Benedict (Mercedes McCambridge), uma mulher rude e solteirona que não vê com simpatia a chegada da cunhada. 
Jett Rink (James Dean), um peão, leva Leslie para conhecer o rancho e ela fica chocada com a pobreza das famílias mexicanas e a precariedade dos alojamentos, pois assim vivem os que trabalham para Bick, que só usa o dinheiro para investir na pecuária. 
Leslie ajuda a cuidar de um recém-nascido de um empregado e decide se dedicar à melhoria das condições de vida dos pobres. 
O tempo passa e Bick e Leslie têm um belo casal de filhos, mas a vida do casal entra em total marasmo e, após uma discussão, Leslie vai com os filhos para Maryland. 
Sentindo saudades, Bick vai ao encontro da família e exatamente na sua ausência Luz cai do cavalo, leva um coice e morre. 
Ao retornar a Reata, Bick se surpreende ao saber que no testamento Luz deixara sua parte nas terras para o rebelde e beberrão Jett. 
Bick propõe comprar de volta a parte dela mas Jett recusa, pois acredita que aquela terra o deixará rico. 
Um dia Leslie para na porta do rancho de Jett e este, amistosamente, a convida para entrar. Quando ela está indo embora pisa em um barro escuro e, na hora, Jett percebe a lama oleosa nos sapatos dela. 
Ele consegue dinheiro emprestado e começa a perfurar o solo, até que um dia jorra petróleo no local. Ao ver o que acontece ele toma um banho de petróleo e, com seu carro velho e amassado, vai até Reata para mostrar ao seu antigo patrão que agora ele também seria rico. 
Jett avisa que o petróleo irá acabar com a pecuária. 
Os anos passam e ele agora é um magnata do petróleo, dono da Jettexas Company, mas apesar de milionário ainda continua alcoólatra e a rivalidade entre Bick e Jett ainda existe."


**

Publico aqui no blog porque são lembranças vivas que trago da minha juventude. A internet e a vida me proporcionaram esse luxo. O de recordar com comprovação, hahaha!!
Sim, porque muitas vezes conto algumas vivências para os meus netos e não sei se eles acreditam em tamanha transformação de costumes, gostos e comportamentos em tão pouco tempo.

Enfim, para quem 'curte', aí está.

*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário