quarta-feira, 18 de março de 2015

Finalmente

Finalmente, alguém com espaço e credibilidade na mídia traduz e imprime o meu pensamento.

Está muito esquisito...
Angela Dutra de Menezes - escritora e jornalista
no portal  'Anna Ramalho'


Não gosto da Dilma Rousseff. Nem da presidente, nem da pessoa. Nada que venha dela me entusiasma. Na verdade, nem posso ouvir-lhe a voz sem me irritar. Seus patéticos discursos e entrevistas, que antes me faziam rir, hoje me revoltam. Sua versão segundo mandato incluiu um perfil cínico quase agressivo. Como pode tal senhora ainda ser a presidente da República?

No entanto, após me emocionar com a beleza e o entusiasmo pacífico das manifestações de domingo, fiquei com a pulga atrás da orelha. Aquele dois ministros que foram à televisão defender o governo e fingiram ser marcianos – como? O que aconteceu? O Brasil é aqui? – fizeram-me desconfiar que a dona Dilma está sendo usada como boi de piranha. Moro no exterior,  não assisti a entrevista inteira. Apenas alguns pedaços, que os amigos editaram e me enviaram pela Internet.  Mas, do pouco que vi, posso afirmar que nem o senhor Cardoso, nem o senhor Rossetto são tão idiotas como pretenderam parecer. Usaram tom de desafio, jogaram lenha na fogueira de propósito. Querem que a Dilma se ferre sozinha, querem se manter no poder que lhes garante, digamos, um conforto extra.

O que adianta tirar a Dilma Rousseff da presidência e manter a mesma estrutura corrupta que a sustenta? Os mesmos nomes que, há anos, drenam para contas bancárias na Suíça o lucro de sujeiras inenarráveis? Sim, sempre houve corrupção no Brasil, cobrar propina, receber por fora não é invenção do PT. Mas nunca, na História deste país, assistimos tanta ladroagem, tanta impunidade como agora.

Estamos lidando com cobras criadas. Quem sabe, após notar que a insatisfação popular poderia atingi-los, os ministros, senadores e deputados de rabo preso não acharam melhor sacrificar a presidente para se conservarem no posto que lhes garante acesso a Paraísos Fiscais? Quem sabe o senhor Lula, e seu caráter acima de qualquer suspeita, não está disseminando a discórdia para salvar a própria pele, sua eleição em 2018?

Combater a corrupção com corruptos é uma piada. Reforma política realizada por um Congresso quase que 100% envolvido em tramoias, um acinte. Engolir o ministro Toffolli julgando o Petrolão, impossível. Manter 39 ministérios, um desrespeito com o povo, a quem pedem paciência e solicitam que, mais uma vez, pague as contas. Enfim, desculpas não faltam para fritar a mandatária. Reunidos em conclave, talvez os cardeais de Brasília tenham decidido chutar a dona Dilma para conservar os picaretas nos lugares de sempre. Eis que está salva a grande mamata.

Não estou pregando a volta dos militares – até porque eles não estão nem um pouco interessados em voltar. Mas acho que, em briga de cachorro grande, alguma prudência é necessária. Se a dona Dilma sair levando seu séquito de malandros, ótimo. Recomeçaremos o país. Mas sacrificá-la e deixar a malta de sempre nos mesmos lugares, isto não me cheira bem.

Sei lá, está tudo muito esquisito. Há caroço debaixo deste angu.



*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário