terça-feira, 3 de março de 2015

Semelhanças

Todos sabem que gosto muito de ler. E leio o que me cai nas mãos, o que está à minha frente...

Hoje, o que me chamou a atenção em um dos jornais da web foram as chamadas, a manchete e mesmo todo o texto da matéria:

"Muito parecidos com humanos
Chimpanzés são assassinos frios e inventam coisas, sabia?


Chimpanzés são inteligentes, atrevidos e engraçados, especialmente quando são vestidos como gente. Mas você sabia que eles são muito mais parecidos conosco do que imaginamos?

CHIMPANZÉS MATAM
Por incrível que pareça, os chimpanzés são assassinos frios e costumam lançar ataques brutais a outros bandos de chimpanzés para expandir seu território. Os ataques costumam ser executados por batedores, "machos silenciosos que se movem furtivamente", segundo o autor principal do estudo, John Mitani, da Universidade de Michigan. As investidas são vantajosas: os machos ganham mais espaço, alimento, recursos e até melhor acesso às fêmeas.

ELES TÊM UMA ÓTIMA VIDA SEXUAL
Os machos dos chimpanzés possuem um espinho queratinizado no pênis, o que provavelmente aumenta a sensibilidade durante o acasalamento, segundo um estudo publicado na revista Nature. Nossos ancestrais humanos também tinham essa estrutura, mas a perderam ao longo da jornada evolucionária, para sorte das mulheres, já que o espinho pode causar dores durante a relação sexual.

CHIMPANZÉS INVENTAM COISAS
Os chimpanzés adoram as frutas amarelas do maboqueiro e fazem de tudo para quebrar sua casca. Segundo o estudo, três grupos de chimpanzés, todos da Zâmbia, abriram a fruta de diferentes maneiras, o que demonstra sua capacidade de inovar. Os animais recorreram a oito formas diferentes para abrir a casca dura da fruta: batê-la contra uma árvore ou uma pedra; jogá-la no chão; abrir um buraco; esmagá-la com os dentes; chocar uma fruta contra a outra; pisar sobre ela e descascá-la.

CHIMPANZÉS RIEM
Se fizer cócegas num chimpanzés, o que você acha que acontece? Isso mesmo, eles riem como crianças humanas. Esses animais dão risada das mesmas situações, emitem sons parecidos com os nossos e riem mais do que os humanos, já que conseguem cair na gargalhada enquanto inspiram E expiram. Outros animais também riem quando recebem cócegas, incluindo ratos e cachorros.

ELES TAMBÉM PRANTEIAM SEUS MORTOS
Vídeos de colônias de chimpanzés mostram que nossos primos mais próximos tratam seus companheiros na agonia e na morte de forma muito parecida com a nossa. Em um vídeo, dois chimpanzés fazem companhia a uma fêmea agonizante, tocando-a carinhosamente. Em outro, uma mãe enxota as moscas que tentam pousar em seu filhote recém-falecido. Algumas fêmeas já foram vistas carregando filhotes mortos durante semanas, às vezes, até se mumificarem.

CHIMPANZÉS SE AJUDAM
Quando você trabalha com uma pessoa em um projeto, você acompanha o que ela está fazendo e oferece ajuda quando ela precisa, certo? Os chimpanzés fazem a mesma coisa: compartilham ferramentas e participam ativamente de ações em equipe. Além disso, depois que aprendem a ajudar um companheiro, eles repetem a boa ação em 97% das vezes."

*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário