Folheando revistas para selecionar o que deveria ser conservado e o que iria para reciclagem, encontro em algumas páginas uma campanha publicitária muito interessante. Devo dizer que gosto muito de textos publicitários - manias, manias... - e esses me chamaram a atenção.
Fui então buscar mais informações sobre a autoria da campanha, nome dos autores (texto e arte gráfica) porque penso que certas coisas merecem destaque aqui no meu bloguinho. Aí está:
"(...)A
Editora Três lança agora a sua primeira campanha institucional em um momento
histórico para a companhia — quando ela completa 40 anos de história. Criada
pela GNova, agência de publicidade do Grupo TV1, o trabalho estreou na mídia
neste final de semana e teve em seu briefing conceitos como princípios
jornalísticos e independência editorial.
A estratégia de
comunicação partiu da história que a empresa construiu ao longo dessas quatro
décadas — a forma de praticar jornalismo, a diversidade dos títulos disponíveis
aos leitores, a busca por inovações. O mote da campanha é “Ler. Entender.
Opinar”, e contempla anúncios em jornais de grande circulação, veículos
dirigidos, rádio e em todas as plataformas — impressa e mobile — das 11
revistas do grupo editorial que forma a Três.
Nos três anúncios
impressos criados pela GNova, são ressaltados um olho, uma orelha e uma boca,
que abordam a necessidade de enxergar corretamente as informações, ouvir com
discernimento e falar com embasamento e reflexão.
O primeiro traz
consigo o título “Visão não é só a capacidade de enxergar. É entender o que
está vendo”.
Já a orelha vem
acompanhada da frase “Saber ouvir é uma arte. Que nem todo mundo domina”.
E o anúncio que
destaca a figura da boca diz que “Bom de papo não é quem fala muito. É quem tem
o que falar”.
Todos vêm
seguidos de um texto um pouco mais longo, a partir da frase principal de cada
anúncio.
(...) A criação é de Alexis Leiria (redação), Ademir Costa e Bruno Salgueiro (direção de arte), com direção de arte online de Takae Takahashi, planejamento de Fabio Tramontano, atendimento de Vera Sousa e Claudia Razzé, fotografia de Pedro Dias e produção gráfica de Silvio Olivieri. A direção executiva é de Flávio Nara."
1.
Visão não é só a
capacidade de enxergar. É entender o que está vendo
E, para isso, não
bastam olhos saudáveis ou óculos de grau.
É preciso informação.
Mas não qualquer informação.
Não aquela
mastigada de forma tendenciosa.
Ela necessita ser
independente, precisa, imparcial.
Apurada, antes de
noticiada e, por isso, carregada de credibilidade.
HÁ 40 ANOS, NÓS,
DA EDITORA TRÊS,
REZAMOS ESSA
CARTILHA
Noticiando com
pressa, mas sem precipitação.
Falando de
assuntos sem tabus.
Sendo isentos
para investigar e expor os fatos.
Sem deixar,
também, de manifestar nossa opinião.
E seguindo sempre
o princípio da pluralidade.
Pluralidade de
assuntos, de informações, de opiniões.
Que dá a você,
leitor, não apenas a capacidade
de enxergar o
nosso ponto de vista.
Mas de desvendar
o seu.
**
2.
Saber ouvir é uma
arte. Que nem todo mundo domina.
Mas se engana
quem pensa que a culpa é do ouvido.
É da mente.
Uma mente bem
treinada entende o que os ouvidos escutam.
Desenvolve a
capacidade de discernir.
Absorve a
informação para depois interpretá-la.
E isto é o mais
importante: o tipo de informação.
Se for imparcial,
isenta e correta, é combustível.
Se for tendenciosa,
é veneno.
Uma mente bem
treinada é uma mente aberta.
Capaz de ouvir
outras opiniões.
E é assim,
ouvindo, que se constrói um espírito crítico.
É assim, ouvindo,
que se faz uma democracia.
HÁ 40 ANOS, NÓS
DA EDITORA TRÊS,
FALAMOS PARA QUEM
SABE OUVIR.
Oferecendo,
sempre, um conteúdo plural.
Que, em vez de
definir um caminho, abre muitos.
E deixa os
próprios leitores escolherem o seu.
**
3.
Bom de papo não é
quem fala muito. É quem tem o que falar.
E sempre que se
encontra alguém assim, o tempo voa.
E as horas se
perdem em meio aos mais interessantes assuntos.
Acima de tudo, o
bom de papo tem opinião.
A sua, própria,
formada a partir da informação e da reflexão.
Porque, antes de
ser um bom conversador,
o bom de papo é
um ótimo leitor. Que sabe o que quer ler.
Que sabe onde
encontrar a informação e opinião.
Porque o bom de
papo sabe que o papel de uma publicação
não é fazer sua
cabeça. É abri-la
É PARA OS BONS DE
PAPO QUE NÓS,
DA EDITORA TRÊS,
ESCREVEMOS HÁ 40 ANOS.
Para eles e,
principalmente, para que sejam mais deles.
**
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