terça-feira, 4 de dezembro de 2012

TEXTO PUBLICITÁRIO


Folheando revistas para selecionar o que deveria ser conservado e o que iria para reciclagem, encontro em algumas páginas uma campanha publicitária muito interessante. Devo dizer que gosto muito de textos publicitários - manias, manias... - e esses me chamaram a atenção.
Fui então buscar mais informações sobre a autoria da campanha, nome dos autores (texto e arte gráfica) porque penso que certas coisas merecem destaque aqui no meu bloguinho. Aí está:


"(...)A Editora Três lança agora a sua primeira campanha institucional em um momento histórico para a companhia — quando ela completa 40 anos de história. Criada pela GNova, agência de publicidade do Grupo TV1, o trabalho estreou na mídia neste final de semana e teve em seu briefing conceitos como princípios jornalísticos e independência editorial.

A estratégia de comunicação partiu da história que a empresa construiu ao longo dessas quatro décadas — a forma de praticar jornalismo, a diversidade dos títulos disponíveis aos leitores, a busca por inovações. O mote da campanha é “Ler. Entender. Opinar”, e contempla anúncios em jornais de grande circulação, veículos dirigidos, rádio e em todas as plataformas — impressa e mobile — das 11 revistas do grupo editorial que forma a Três.

Nos três anúncios impressos criados pela GNova, são ressaltados um olho, uma orelha e uma boca, que abordam a necessidade de enxergar corretamente as informações, ouvir com discernimento e falar com embasamento e reflexão.
O primeiro traz consigo o título “Visão não é só a capacidade de enxergar. É entender o que está vendo”.
Já a orelha vem acompanhada da frase “Saber ouvir é uma arte. Que nem todo mundo domina”.
E o anúncio que destaca a figura da boca diz que “Bom de papo não é quem fala muito. É quem tem o que falar”.
Todos vêm seguidos de um texto um pouco mais longo, a partir da frase principal de cada anúncio.

(...) A criação é de Alexis Leiria (redação), Ademir Costa e Bruno Salgueiro (direção de arte), com direção de arte online de Takae Takahashi, planejamento de Fabio Tramontano, atendimento de Vera Sousa e Claudia Razzé, fotografia de Pedro Dias e produção gráfica de Silvio Olivieri. A direção executiva é de Flávio Nara."

1.
Visão não é só a capacidade de enxergar. É entender o que está vendo
E, para isso, não bastam olhos saudáveis ou óculos de grau.
É preciso informação. Mas não qualquer informação.
Não aquela mastigada de forma tendenciosa.
Ela necessita ser independente, precisa, imparcial.
Apurada, antes de noticiada e, por isso, carregada de credibilidade.
HÁ 40 ANOS, NÓS, DA EDITORA TRÊS,
REZAMOS ESSA CARTILHA
Noticiando com pressa, mas sem precipitação.
Falando de assuntos sem tabus.
Sendo isentos para investigar e expor os fatos.
Sem deixar, também, de manifestar nossa opinião.
E seguindo sempre o princípio da pluralidade.
Pluralidade de assuntos, de informações, de opiniões.
Que dá a você, leitor, não apenas a capacidade
de enxergar o nosso ponto de vista.
Mas de desvendar o seu.
**
2.
Saber ouvir é uma arte. Que nem todo mundo domina.
Mas se engana quem pensa que a culpa é do ouvido.
É da mente.
Uma mente bem treinada entende o que os ouvidos escutam.
Desenvolve a capacidade de discernir.
Absorve a informação para depois interpretá-la.
E isto é o mais importante: o tipo de informação.
Se for imparcial, isenta e correta, é combustível.
Se for tendenciosa, é veneno.
Uma mente bem treinada é uma mente aberta.
Capaz de ouvir outras opiniões.
E é assim, ouvindo, que se constrói um espírito crítico.
É assim, ouvindo, que se faz uma democracia.
HÁ 40 ANOS, NÓS DA EDITORA TRÊS,
FALAMOS PARA QUEM SABE OUVIR.
Oferecendo, sempre, um conteúdo plural.
Que, em vez de definir um caminho, abre muitos.
E deixa os próprios leitores escolherem o seu.
**
3.
Bom de papo não é quem fala muito. É quem tem o que falar.
E sempre que se encontra alguém assim, o tempo voa.
E as horas se perdem em meio aos mais interessantes assuntos.
Acima de tudo, o bom de papo tem opinião.
A sua, própria, formada a partir da informação e da reflexão.
Porque, antes de ser um bom conversador,
o bom de papo é um ótimo leitor. Que sabe o que quer ler.
Que sabe onde encontrar a informação e opinião.
Porque o bom de papo sabe que o papel de uma publicação
não é fazer sua cabeça. É abri-la
É PARA OS BONS DE PAPO QUE NÓS,
DA EDITORA TRÊS, ESCREVEMOS HÁ 40 ANOS.
Para eles e, principalmente, para que sejam mais deles.
**

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