sábado, 27 de agosto de 2016

Palavras, palavras....

O que importa na política
Rubem Alves

"Não existe ideal político mais bonito que a Democracia. Porque ele se baseia na idéia de que o povo tem o direito de decidir sobre os rumos desse barco em que navegamos, e que se chama país.
É preciso cuidar dele porque há suspeitas de que seu casco esteja furado…
Os partidos políticos são as várias tripulações que disputam o controle do barco.

O problema é que todas as tripulações dizem a mesma coisa. Todas prometem consertar os furos do barco, todas prometem navegar na direção do mesmo porto.
E é o povo que deverá escolher a tripulação que vai cuidar do barco e fazê-lo navegar na direção do porto prometido.
Se o povo escolher a tripulação errada, ai de nós: barco furado, naufragado, o povão se afogando…
O que os partidos estão dizendo não faz diferença, porque todos prometem a mesma coisa.

A coisa se complica quando a gente examina a composição das tribulações. Meus Deus, que lapso freudiano acabo de fazer! Minha cabeça queria escrever “tripulação” mas meus dedos escreveram “tribulação”… Com quem estará a verdade? Com a cabeça ou com os dedos? O futuro dirá…

O fato é que se consumam alianças que se acreditavam impossíveis: lobos pastando grama com cordeiros, gaviões chocando ovos de rolinhas, antigos piratas abraçados a pacíficos navegantes…

Coisa complicada é a Democracia, fácil de ser louvada, difícil de ser executada.
No final das contas o ideal da democracia entra pelo esgoto.

O fato é que os eleitores nem sabem o que está acontecendo e nem sabem quem é quem. O que eles sabem são as montagens que aparecem na televisão, produzidas segundo a psicologia das massas, a mesma que se usa para vender cerveja, sabão em pó e absorventes higiênicos.
Aquilo que o povo sabe é o que as imagens produzidas mostram.

O resultado das eleições vai ser, na realidade, a entrega do “Oscar” ao melhor filme: ganha o melhor ator, o melhor roteiro, o melhor diretor…

Cumpre-se o dito por Maquiavel: o que importa na política não é que o governante seja justo, mas que ele pareça ser justo. "

*            *            *

Nenhum comentário:

Postar um comentário